Gastronomia

Canelone: receita celebra 100 anos com evento especial na Itália

Em comemoração ao centenário do canelone, o Anantara Convento di Amalfi Grand Hotel, o berço do prato, criou uma experiência gastronômica única em seu restaurante Dei Cappuccini. Confira todos o detalhes!

food food presentation plate
Foto: Divulgação

"O nascimento do Cannelloni em Amalfi" é o título de uma publicação de Gaetano Afeltra datada de 1987, que conta a história de como a massa em forma cilíndrica, recheada com os ingredientes locais mais frescos, foi inventada na famosa Costa Amalfitana da Itália. Diz-se que as duas famílias amalfitanas, a familia Vozzi e a família Barbaro, proprietárias do Hotel dei Cappuccini e do Hotel Luna, estabeleceram uma regra de cortesia entre os dois hotéis: quando um de seus chefs criava uma nova receita, a primeira degustação pertencia a família do outro. Então, quando em agosto de 1924 o chef do Hotel dei Cappuccini, hoje o Anantara Convento di Amalfi Grand Hotel, criou a receita do cannelloni, ele apresentou a nova receita não apenas para o Don Alfredo Vozzi, mas também para o Don Andrea Barbaro, proprietário do Hotel Luna. As duas famílias gostaram tanto do saboroso novo prato que mandaram que os sinos da igreja do Convento fossem alegremente tocados, ecoando em toda a cidade de Amalfi em celebração deste novo prato batizado de canelone. Passados 100 anos, a receita icônica permanece como um dos mais importantes da tradição culinária italiana.

Assim, em comemoração ao centenário do canelone, o Anantara Convento di Amalfi Grand Hotel, o berço do prato, criou uma experiência gastronômica única em seu restaurante Dei Cappuccini, intitulada “futuro-herança”, um conceito que apresenta novas e inovadoras ideias enquanto permanece enraizado na tradição italiana.  O Chef Executivo Claudio Lanuto convida os hóspedes ao restaurante – situado em um terraço ao ar livre com vista para o Mediterrâneo – para explorar um menu de pratos tradicionais reinterpretados com um toque futurista.

A jornada começa com um “Ritual do Pão” projetado para orientar os clientes ao ambiente único do restaurante em um convento do século XIII. Grissini, pequenos palitos de pão torrados, simbolizam as penas usadas pelos monges para escrever suas escrituras, e piadina, um tipo de pão folha italiano, é servido para representar o histórico papel de Amalfi. O novo menu do Dei Cappuccini apresenta dois menus de degustação de cinco pratos. La Grande Bellezza é uma sinfonia de frutos do mar locais, incluindo camarões e risoto de pesto napolitano e espaguete Gragnano com polvo. Ever Green é um deleite vegetariano, repleto de produtos frescos, incluindo berinjela com tomates e cebolinha, e tortellini de queijo de cabra com favas e tomates amarelos datterini. Ambos os menus estão disponíveis com harmonização de vinhos.  Talvez o mais emblemático do conceito “futuro-herança”, porém, seja a seleção de canelones. Os hóspedes podem escolher entre a receita clássica com carne bovina e coulis de tomate, ou as novas interpretações do Chef Claudio – recheado com bacalhau, batatas, amêijoas e espirulina ou Cannelloni Parmigiana com grana padano crocante e pérolas de manjericão.

Jantares à la carte também estão disponíveis e os destaques do menu incluem a costeleta de tamboril com salada verde, vinagre de framboesa e molho de mariscos, e um bolo de limão Sfusato Amalfitano inspirado na receita especial de domingo da avó do Chef Claudio - inspirado pelas mulheres de sua família e suas receitas geracionais.

Através de uma carreira internacional em cozinhas renomadas, Claudio aperfeiçoou técnicas modernas e criativas. Agora, ele as aplica aos ingredientes frescos cultivados no jardim do convento do hotel ou pescados nas águas locais para criar uma emocionante jornada culinária para seus convidados.

Situado numa falésia com vista para o Mar Tirreno, o Anantara Convento di Amalfi dispõe de 52 quartos e suites, o premiado Anantara Spa com vista para o mar e está localizado apenas a 15 minutos a pé do centro de Amalfi e a aproximadamente 90 minutos de carro do Aeroporto Internacional de Nápoles.

Tags

Posts recomendados