Da entrada à sobremesa, uma nova era gastronômica!
Das suas passagens por restaurantes renomados na Inglaterra, na Suécia e no Peru, Felipe Rodrigues, chef de cozinha do Tangará Jean-Georges e chef executivo do hotel Palácio Tangará, em São Paulo, traz consigo conceitos que transformam seus pratos em manifestos de um planeta mais equilibrado.
Confira a entrevista na íntegra!
L’OFFICIEL: Hoje fala-se muito sobre gastronomia afe- tiva. Como você a enxerga?
FELIPE RODRIGUES: Tenho alguns momentos afetivos que foram determinantes na minha vida. A grande parte deles inclui a presença forte de minhas avós. Cresci assistindo as duas cozinharem e achava tudo fascinante. Sempre me questionava sobre como todos aqueles ingredientes, somados a horas de atenção e generosidade, eram transformados em coisas tão deliciosas.
L’OFFICIEL: Como traz a sustentabilidade para o seu menu?
FELIPE RODRIGUES: A sustentabilidade está presente em todos os momentos da cozinha: desde o consumo consciente da água até o aproveitamento total dos alimentos. No cardápio, é relativamente simples ser consistente e utilizar matérias com responsabilidade social. A parte mais complexa, e que causa maior impacto, é o combate ao uso do plástico e das embalagens e a manutenção dos resíduos. Hoje, trabalhamos com muitos parceiros para administrar esses temas e, no próximo ano, vamos implementar nossa horta, que tornará o ciclo dos resíduos orgânicos mais eficiente e promoverá o contato de todos os colaboradores interessados com a terra.
L’OFFICIEL: Os brasileiros estão começando a descobrir a boa gastronomia de restaurantes dentro de hotéis?
FELIPE RODRIGUES: Eu passei a maior parte da minha carreira profissional fora do Brasil e posso afirmar que frequentar os restaurantes e bares de hotéis do exterior faz parte do dia a dia das pessoas como um roteiro social. Aqui, as pessoas têm uma imagem de que os hotéis são exclusivos aos hóspedes e a impressão de que seus restaurantes e bares são inacessíveis. Acredito que esse comportamento está mudando, progressivamente, com a chegada de outros projetos na hotelaria nacional. Os hotéis são ambientes vivos, receptivos, com ótimas opções gastronômicas e bares. Gostaria que as pessoas olhassem para eles como espaços de excelente qualidade, uma extensão de seus lares.
L’OFFICIEL: Como é conquistar e manter uma tão cobiçada estrela Michelin no Jean-Georges?
FELIPE RODRIGUES: A estrela Michelin é sempre um motivo de orgulho para todos nós, do Palácio Tangará. Ela começa pelos nossos clientes, passa pela cozinha, pelo salão, pelos estoquistas, pelos compradores e pelos fornecedores. É uma trajetória complexa. Nosso objetivo sempre foi a satisfação dos consumidores e ela é a consequência disso. Sua manutenção acontece diariamente!