Gastronomia

Helena Rizzo é jurada no Masterchef, ampliando os horizontes

Helena Rizzo já quebrou muitos paradigmas na cozinha. A chef, que é uma das brasileiras mais estreladas do mundo quando o assunto é gastronomia, prepara-se agora para ousar em frente às câmeras
Chef  Helena Rizzo
Chef Helena Rizzo

Quem mora ou visita São Paulo e gosta de gastronomia já ouviu falar de um dos empreendimentos capitaneados por Helena Rizzo. A Casa Manioca é ponto de encontro para eventos repletos de quitutes que exaltam o que a culinária brasileira tem de melhor. A Padoca do Maní é aquele local aconchegante para começar bem o dia, entre iogurtes e pães de fermentação natural.

O estrelado Maní figura entre os dez melhores restaurantes da América Latina pelo prêmio 50 Best, desde 2013, com sua cozinha brasileira contemporânea. Mas a chef que já conquistou muito não diminuiu o ritmo! Ela acaba de entrar para o casting do reality show gastronômico mais famoso do país, o Masterchef, da Band, como jurada.

Chef  Helena Rizzo
Beterraba, fígado de galinha e amora

De que forma você está encarando essa nova etapa da carreira, como jurada do principal programa gastronômico do país, na televisão?
Estou bastante entusiasmada com o desafio! Trabalho com cozinha há 25 anos, e nesse tempo passei por experiências bem diversas no ramo. A possibilidade de aprender com essa nova experiência, como jurada do Masterchef e, ao mesmo tempo, compartilhar meus aprendizados, me motiva.

Será desafiador conciliar a carreira de chef e na televisão?
Durante as gravações, será quase impossível conciliar, já que elas duram o dia todo. Fico tranquila em relação a isso, entretanto, porque, depois de 15 anos de Maní, conseguimos formar uma equipe sólida e muito responsável, na qual acredito e tenho plena confiança.

Chef  Helena Rizzo
Melancia, tomate confitado e queijo de cabra

Sua carreira é repleta de prêmios e inovações. O que você pensa ter feito de forma única ou disruptiva?
Minha trajetória nessa profissão foi sempre pautada por paixão e vontade. Não fiz escola de gastronomia, mas tive a oportunidade de trabalhar em muitas cozinhas diversas, com propostas e pessoas diferentes. Sou grata a minha formação e tenho orgulho do que construí junto com meus sócios e minha equipe. Minha cozinha é de livre abordagem e, ao longo desses anos, penso que aprendi a olhar mais o processo e a aprendizagem do que o resultado.

A carreira na gastronomia tem uma rotina bem pu- xada, de muitas horas trabalhadas. O que você faz para manter o equilíbrio?
Durante muitos anos, vivi a cozinha de forma intensa, e tudo girava em torno dela! Dormia pensando em receitas, saía para comer em restaurantes com muita frequência; e tudo certo, porque eu estava exatamente onde queria estar. A maternidade mudou radicalmente essa rotina. Agora, gosto de realizar pelo menos uma refeição por dia junto de minha família, buscar ou levar minha filha na escola, ter tempo para brincar, ficar junto e fazer isso direito – e não caindo pelas beiradas. Foi e é ainda um pouco sofrido porque eu me cobro bastante, mas acho que consegui um balanço bom nisso tudo.

Chef  Helena Rizzo
Moti: arroz de jasmim e feijão-azuki
Chef  Helena Rizzo
Foto: Roberto Seba

Qual é seu prato favorito quando você quer um momento comfort food?
Um prato de espaguete com molho de tomate. Amo.

Com a pandemia, o setor de restaurantes e bares sofre de uma forma nunca antes vista. Como você acha que será o período pós-pandêmico para a gastronomia brasileira?
Durante a pandemia, todos os restaurantes e bares foram obrigados a se reinventar (e ainda estão sendo). É triste ver tantos fechando e pessoas do setor desempregadas. Por outro lado, são nos momentos mais difíceis e de crise que a gente se encontra com nossa força e criatividade para mudar algo. A gastronomia renascerá em um cenário de fome e urgência climática. Espero que seja uma oportunidade para nos revermos e construirmos algo melhor.

Chef  Helena Rizzo
Foto: Roberto Seba
Chef  Helena Rizzo
Foto: Roberto Seba

Tags

Posts recomendados