Gastronomia

Luca Pronzato: experiências gastronômica ao redor do mundo

O pop-up está na moda e Luca Pronzato cria restaurantes efêmeros ao redor do mundo.

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Arles, França (FOTOS: ILYA KAGAN/DIVULGAÇÃO)

Paris, Milão, Kaplankaya, Lisboa, Zurich, México, Arles, Miami... A rotina itinerante do empresário parisiense Luca Pronzato de 30 anos é agitada. Com seu savoir-faire e sua potente rede de contatos, ele poderia ter optado por abrir um restaurante no molde tradicional. Sua mente criativa o fez seguir um outro caminho: inventar restaurantes efêmeros e experiências gastronômicas ao redor do mundo.

Bienal de Veneza, Palácio Histórico

“Estou chegando de um casamento magnífico no sul da França onde assinamos toda identidade culinária, mas não posso dar mais nenhum detalhe!”, confessa ele com os olhos brilhando de felicidade. Me levou pouco tempo para entender que se tratava do estilista Simon Porte Jacquemus, os lindos cliques de sua festa de união já estavam inundando as redes sociais no momento da nossa conversa. Empreendedor desde criança, Luca Pronzato é inquieto, criativo e apaixonado por servir. Poderíamos chamá-lo de um restaurateur livre, independente e nômade. Com essa identidade forte, ele se transformou numa das figuras mais interessantes e influentes da cena gastronômica moderna. O jovem empresário goza de raízes profundas: sua mãe catalã e seu pai italiano legaram a ele a paixão pela comida. Os dois mantêm o empório Le Mille Pâtes no centro de Paris, onde se sente o cheiro de massas frescas, presuntos, antepastos e tiramisù. Esse aconchego deu a Pronzato um habitat propício para olhar e pensar a gastronomia de uma forma diferente. Enquanto estudava na universidade La Sorbonne, foi fazer bico de garçom e logo partiu para aprender o métier da arte de servir em bistrôs clássicos parisienses e restaurantes famosos, como o Noma, considerado um dos melhores do globo. Amante de vinho, ele rapidamente se consagrou sommelier, mas orientou sua carreira longeva para o lado dos negócios. Brinca e compara os chefs com artistas famosos e acredita que há um novo movimento que precisa ser valorizado. “Há uma vontade de liberar-se das estruturas clássicas, de criar novos modelos. Hoje os chefs estão ocupando um novo papel no mundo, o que gera um holofote também para tudo que vive em volta deles”, fala Pronzato. Seu coletivo We Are Ona, fundado em 2018, reúne uma comunidade de talentos que formam uma nova onda gastronômica. Nele, persiste uma vontade perpétua de desafio, adrenalina, novidade e de busca por uma beleza de serviço com foco absoluto na experiência final dos clientes. “Escolho uma cidade, um lugar, um chef, um conceito e em seguida começamos a trabalhar os detalhes e criar o projeto”, explica o empresário que está de mala pronta para Londres onde abrirá um pop-up na feira de arte Frieze. O efêmero guia sua jornada, como um verdadeiro artista que se transporta para cada projeto de obra. Encomendadas ou não, as obras de Luca Pronzato são múltiplas e belíssimas.

Kaplankaya, Turquia.

“Busco sempre um efeito uau, uma surpresa, uma emoção diferente quando crio os restaurantes”, explica. Ele, que adora misturar conhecimentos, culturas, ingredientes e histórias, conseguiu uma receita de sucesso para proporcionar momentos inesquecíveis. “Me envolvo com a comida exercendo o papel de diretor criativo com os chefs, mas vou além da gastronomia, me atento ao design, às sensações, às flores, aos vinhos, ao décor, que não são detalhes, fazem parte do todo”, diz. Sommelier e restaurateur ao mesmo tempo, Pronzato encarna uma nova geração de empreendedores multifacetados que excedem em talento, criatividade e comunicação assertiva nas redes sociais. “O fato de não ter um endereço fixo deixa minha criatividade solta, consigo pensar sempre fora da caixa, isso me motiva muito”, afirma ele entusiasmado por um grande projeto que está por vir: inaugurar na Art Basel de Miami, sua primeira operação na América do Norte. “Servir um menu gastronômico num lugar onde não há cozinha é sempre um grande desafio e gera muito frio na barriga”, diz Pronzato que me contou da sua experiência em Veneza durante a última Bienal quando lançou um pop-up dentro de um palácio histórico já habitado pelo Casanova. Além dos restaurantes efêmeros pelo mundo, Pronzato cria eventos culinários para grifes de luxo. Hermès, Prada, Jacquemus, Ruinart, Gucci, Kenzo... a lista de clientes é impressionante. Seu estilo simples e sofisticado ao mesmo tempo virou um desejo do mundo da moda. Os eventos criados por We Are Ona se apoiam sempre nos poderes da boa mesa: união, cumplicidade, memórias e uma imensidão de compartilhamentos. Como todo bom marinheiro, Luca Pronzato tem seu porto. No seu estúdio parisiense que está prestes a lançar, inventou uma cozinha ultra design instalada num loft ao espírito de casa habitável. Nesse laboratório de experiências, ele receberá eventualmente seus clientes para testes e degustações, eventos privados e, claro, jantares efêmeros. Tudo agora ao mesmo tempo, Luca Pronzato inaugura outro pop-up nos próximos dias durante a Paris Art Basel. “Como sempre, quando lançamos nas redes sociais, os ingressos costumam acabar nas primeiras horas”, avisa Pronzato. Uma mesa numa ilha deserta na Costa Verde, um jantar numa fazenda histórica ou um restaurante numa praça abandonada de São Paulo? Os próximos capítulos dirão se o Brasil será parte da rota 2023 de Luca Pronzato.

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Bienal de Veneza; We Are Ona, em Milão.

LUCA PRONZATO EM 5 PERGUNTAS:

Um novo projeto?
The Chef ‘s Guide by We Are Ona.

Um desejo?
Poder sempre criar livremente.

Um sonho?
Abrir um restaurante pop-up na Lua.

Um desafio?
Nosso próximo destino: Art Basel Miami.

We Are Ona daqui a dez anos?
Ter outras bases em capitais internacionais.

FOTO: TANYA CHAVEZ

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