Gastronomia

São Paulo: 3 lugares para aproveitar refeições longas e prazerosas

Horas a fio em São Paulo! Sentar-se a uma mesa de jantar repleta de amigos ou aproveitar sozinha um almoço sem encarar o relógio a todo instante: as refeições longas voltam com tudo ao redor do mundo e aqui no Brasil isso não é diferente.

living room indoors furniture interior design couch home decor wheel lounge chair table

Tempos atrás, cobrindo a Semana de Moda de Milão, não conseguia propriamente desfrutar de uma refeição com calma. Entre desfiles e entrevistas, meia hora era o que eu tinha, no máximo, para saborear um bom prato de pasta com molho de tomate fresco, bem aromático. Só que um dia, já com o expediente de trabalho encerrado, resolvi parar em uma das pizzarias de Navigli. Ali é a área da cidade com uma estética bem peculiar de canais e de boemia. Olhando ao redor, é fácil constatar que os italianos sabem bem aproveitar o momento à mesa. E isso acabou virando o tema de uma conversa com o garçom. Ele, de maneira bastante divertida, disse que os turistas que menos relaxavam enquanto se alimentavam eram os americanos e, pasmem, os brasileiros. “As pessoas do seu país são viciadas em celular”, disparou aos risos. “Então convido você a deixá-lo de lado, para comer sem pressa, vendo a vida passar”, indicou. Essas palavras ecoam na minha cabeça vez ou outra quando me pego estressada, em frente ao notebook, engolindo algum poke que pedi via delivery, para não atrasar os compromissos. No mesmo instante penso em mudar esse péssimo hábito (tantas vezes falhando miseravelmente). E eu não estou sozinha nessa.

Almoços e jantares longos, principalmente durante os fins de semana, aparecem cada vez mais no cotidiano de quem gosta do italianíssimo conceito de dolce far niente (de um ócio prazeroso). A refeição nessa concepção vai muito além de suprir a necessidade do corpo com calorias ou nutrientes. É interagir com o entorno enquanto se alimenta. É ingerir aqueles ingredientes fundidos de forma mais consciente e demorada, o que faz com que você consiga ficar satisfeita comendo menos também (apesar disso figurar em segundo plano para esses adeptos pouco preocupados com tais detalhes técnicos). 

Motique

Em um ponto ainda bem pacato do bairro de Pinheiros, está o Motique. O restaurante capitaneado por um casal belga-brasileiro, Charlotte De Cort e Victor Magri, abriu as portas em maio deste ano num casarão com uma varanda convidativa e um salão repleto de verde, com o pé-direito alto. A gastronomia contemporânea apresentada ali é uma explosão de sabores e aromas, do molho levemente picante do couvert aos pratos principais que são uma verdadeira viagem sensorial. O gostoso é pedir pratos ou entradas para compartilhar, acompanhadas de drinques com ou sem álcool, enquanto deixa a conversa rolar solta. Destaque para a burrata cremosíssima e o bao de camarão graúdo e crocante. “Hoje o apreciar de uma refeição não se resume a sentar-se à mesa e comer apenas para riscar a palavra ‘almoço’ de sua lista de tarefas do dia. O deguste de um momento gastronômico não é apenas sobre a comida boa em si, mas sobre toda uma experiência prazerosa de ‘pausar’ e compartilhar pratos, bebidas e conversa”, diz Charlotte. Na Bélgica, seu país natal, existe o termo “bourgondisch”, referência ao estilo de vida de quem gosta de comer e beber em uma mesa repleta de pessoas queridas e ali ficar por horas se deliciando com diferentes pratos e bebidas.

Entradinhas no Motique

Nelita

Também no mesmo polo gastronômico de São Paulo, mas no ponto mais agitado de Pinheiros, encontra-se o Nelita. A refeição sem pressa pode ser desfrutada ali em um menu degustação bastante autoral, com assinatura da chef Tássia Magalhães, com passagem pelo três estrelas Michelin Geranium. A cozinha estilo bancada, aberta para o salão, convida os visitantes a observarem de perto o minucioso processo de apresentação de cada etapa. Mas a sofisticação do fine diningnão oprime. Você se sente como se estivesse em casa, perguntando qual é a melhor forma de degustar cada elemento. Come ao mesmo tempo que se diverte e é surpreendido com apresentações inusitadas dessa experiência de 11 tempos inspirada na memória afetiva das mulheres da cozinha do Nelita. Aliás, a equipe é 100% feminina. Os ingredientes, em sua maioria, são de pequenos produtores sazonais e nacionais, como a manteiga preparada com mel de abelha nativa, sem ferrão.

Tássia Magalhães, chef do Nelita.

A hora do brunch

Já para quem adora acordar tarde no domingo, o brunch também é uma experiência para ser desfrutada sem pressa. E se ele for dentro de um hotel, melhor ainda! Mesmo que você não esteja hospedada, o ambiente nesses locais traz aconchego e calma, despertando em quem o aprecia a memória afetiva das férias bem aproveitadas. Isso se dá pela decoração, pela iluminação, pelos aromas e pela descontração de outras pessoas presentes, muitas delas turistas. O do Tivoli Mofarrej ocorre no Must, bar térreo com vista para a piscina e salão repleto de vidro, o que dá uma luminosidade ímpar ao local. O bufê agrada, inclusive, quem não quer abusar muito das calorias. A variedade de saladas e crudos é ótima, além da seleção de sucos frescos e, para quem gosta, drinques e espumante.

No Grand Hyatt, hotel às margens do revitalizado Rio Pinheiros, o brunch também ocorre no térreo. Ali o ideal é ir com calma para apreciar três mesas imensas com saladas, frutos do mar, charcutaria e panificação. Também estão disponíveis estações de pratos quentes e uma infinidade de doces altamente instagramáveis. Em ambos os casos, a reserva é indicada, pois tais experiências costumam gerar filas. Fechando a seleção, as opções à la carte do brunch da Carmella Patisserie, do chef Lucca Guilger, incluem ovos beneditinos, um best-seller em qualquer brunch, o pão de queijo (de gorgonzola) ou o prato queridinho do momento quando o assunto é café da manhã cool: toast de abacate com ovos pochê. Para adoçar, rabanada com creme inglês, waffle com frutas vermelhas e carrot cake com creme de baunilha. Lentamente, sabores e conversas.

Uma das mesas do brunch no Grand Hyatt São Paulo.

Tags

Posts recomendados