Guia Michelin Espanha e Portugal anuncia novos destaques de 2022
Conheça os novos destaques do Guia Michelin 2022 e aproveite para adicionar os restaurantes renomados em sua viagem à Espanha e Portugal
Guia Michelin da Penísula Ibérica está devidamente atualizado, perfeito para os brasileiros que viajam para Portugal e Espanha em busca de experiências gastronômicas focadas, especialmente, no fine dining. O anúncio dos restaurantes que vão carregar estrelas em 2023 foi feito na noite da última terça-feira, em Toledo, na Espanha.
A grande novidade da celebração, no entanto, foi o anúncio de que Portugal terá uma premiação separada a partir do ano que vem. O local e a data em que a cerimônia será realizada, no entanto, deve ser divulgada apenas no primeiro trimestre de 2023.
De acordo com o diretor internacional dos guias Michelin, Gwendal Poullennec, a pretensão é valorizar a crescente excelência da cena gastronômica portuguesa. “Portugal demonstrou, no último ano, um verdadeiro dinamismo culinário”, acrescenta. A prova é, segundo os organizadores, a inclusão de cinco restaurantes na lista dos estabelecimentos com uma estrela Michelin.
Portugal
As novidades são o Encanto, do Grupo José Avillez, os orientais Kabuki Lisboa e Kanazawa, o francês Le Monument (chef Julien Montbabut) e o Euskalduna Studio (chef Vasco Coelho Santos), que fica no Porto, único do quinteto fora da capital portuguesa.
O Encanto, vale destacar, é o primeiro restaurante com menu degustação 100% vegetariano a receber a distinção na Penísula Ibérica. Agora, a lista dos restaurantes com uma estrela de Portugal tem 31 estabelecimentos.
De acordo com Avillez, o reconhecimento com apenas nove meses de abertura da casa é motivo de orgulho. “É uma proposta única em Lisboa, na qual tudo é pensado e executado nos mínimos detalhes, da escolha dos ingredientes à criação dos pratos, ao empratamento, serviço e ambiente”. O chef credita o sucesso ao chef Diogo Formiga, que trabalha na linha de frente da casa. “ Com formação em biologia, ele tem grande conhecimento e respeito pelos ingredientes e pela natureza”.
Avillez também manteve as duas estrelas do seu Belcanto, assim como os outros seis restaurantes portugueses desta lista: o lisboeta Alma, de Henrique Sá Pessoa, a Casa de Chá da Boa Nova, de Rui Paula, e The Yeatman, de Ricardo Costa, ambos no norte de Portugal (Porto e Vila Nova de Gaia, respectivamente), Ocean, do austríaco Hans Neuner, e Vila Joya, do também austríaco Dieter Koschina, ambos no Algarve, e Il Gallo D’Oro, liderado pelo chef francês Benoît Sinthon, na Ilha da Madeira.
Outro nome português em destaque na noite de gala foi do chef Diogo Rocha, que com seu Mesa de Lemos, ganhou uma estrela verde, que reconhece o valor de locais sustentáveis. A lista incluí, ainda, outros 13 novos espanhóis com essa distinção.
Espanha
Na seleção espanhola, os destaques foram os dois novos integrantes da constelação de três estrelas: o Atrio, do chef Toño Pérez (Cáceres, na Extremadura) e o Cocina Hermanos Torrres, de Javier e Sergio Torres, em Barcelona.
Outros três restaurantes subiram para duas estrelas: o Deessa (Mandarin Oriental Ritz, de Madri), do chef Quique Dacosta e execução de Guillermo Chávez, Pepe Vieira (Chef Xosé Cannas, em Pontevedra) e El Rincón de Juan Carlos (Tenerife), comandado pelos irmãos Juan Carlos e Jonathan Padrón.
Mais 34 restaurantes receberam a primeira estrela, dentre eles o novo empreendimento do chef Dabiz Muñoz, considerado o melhor do mundo pelo The Best Chef Awards. O RavioXO fica dentro do centro comercial El Corte Inglés, que investe alto em experiências gastronômicas com chefs premiados.
No total, o Guia Michelin de 2023 reúne 1.401 restaurantes de Espanha, de Portugal e do Principado de Andorra, 13 com três Estrelas Michelin, 41 com duas, 235 com uma estrela e mais 281 estabelecimentos com distinção Bib Gourmand, que apontam locais com comida de qualidade a preços mais acessíveis.