The Macallan: o uísque single malte mais famoso do mundo
Com tradição de dois séculos na produção de uísques single malt, The Macallan destaca-se como a marca preferida de apreciadores que não abrem mão da alta qualidade no copo
No nordeste das Terras Altas escocesas, a região das Highlands é a que ostenta maior tradição na arte da destilaria. A fama do lugar é impulsionada pela The Macallan, apontada por connoisseurs como uma das grifes mais conceituadas de uísque single malt do mundo. A história da empresa data de séculos atrás, quando os fazendeiros da região utilizavam o excedente da cevada para produzir a bebida durante o inverno. Em 1824, Alexander Reid, agricultor e professor de uma escola local, recebeu uma das primeiras licenças para operar uma destilaria. Foi a senha para fundar a The Macallan, às margens das águas cristalinas do rio Spey, e deixar como legado a obsessão pela qualidade, característica que continua atrelada à brand até os dias atuais.
A fórmula da produção do single malt da The Macallan tem cinco pilares como base: honrar as origens, o que é feito com a manutenção do chamado “lar espiritual” da marca, a Easter Elchies House, casa alugada por Reid na época da criação da destilaria; a utilização de alambiques pequenos, permitindo maior contato do destilado com o cobre, ajudando a criar sabores frutados e encorpados; a seleção de apenas uma pequena porção do uísque produzido, o que garante uma bebida robusta; investimento na elaboração e no cuidado com os barris de carvalho, estratégicos para garantir a cor natural do malte; e o somatório de lugar, produção, pessoas e paixão, tornando os produtos da label inigualáveis. Em 2018, The Macallan lançou sua premiada destilaria Speyside. Com design inspirado nas colinas da Escócia e assinado pelos arquitetos de renome internacional – Rogers Stirk Harbour + Partners –, o edifício contemporâneo valoriza a sustentabilidade e foi projetado para não impactar o visual da paisagem local.
VALORIZAÇÃO DA QUALIDADE
Durante os séculos 19 e 20, a maior parte da fabricação era de blended uísque, mais fácil de elaborar em grande escala para exportação e, consequentemente, com qualidade inferior. Na virada do século 21, houve o chamado “boom do single malt”, que, de acordo com a legislação britânica, deve ser produzido numa única destilaria e ter na composição apenas água e cevada maltada, sem adição de outros cereais. No contexto do surgimento de um público antenado com a qualidade dos itens artesanais, The Macallan conquistou a fidelidade e a preferência de clientes que apreciam exclusividade, luxo e prestígio. A superioridade dos seus uísques single malt faz com que algumas das garrafas ultrapassem a casa do 1,9 milhão de dólares em leilões.
Em 2023, estará disponível para o mercado o resultado da parceria da tag com a britânica Bentley Motors, fabricante de automóveis de luxo. O The Macallan Horizon, de edição limitada, combina o handmade tradicional e o uso de materiais inovadores com tecnologia de ponta para a criação de uma garrafa com traçado horizontal. O hit já nasce como objeto de desejo dos colecionadores. Outro artigo feito para os apaixonados por exclusividade é a coleção em comemoração ao aniversário de 60 anos do lançamento dos filmes do espião James Bond. Com embalagens que homenageiam cada década representada por meio das cores e da ilustração, as seis garrafas seriadas guardam um excepcional single malt desenvolvido para a celebração. Vale destacar que, nos últimos anos, The Macallan tornou-se o uísque preferido de James Bond, refletindo seu apreço pelas coisas mais refinadas da vida. Em “007 – Operação Skyfall”, de 2012, o agente britânico bebe The Macallan Fine & Rare 1962 como uma homenagem ao 50º aniversário da saga cinematográfica.
BARRIL DE CARVALH0
Originados, produzidos, torrados e avinhados sob o olhar atento dos especialistas em barris da The Macallan, os produtos selecionados à mão são entregues de acordo com as especificações exatas da equipe que produz o uísque. Esse cuidado acontece porque a qualidade da bebida é altamente dependente dos barris de carvalho em que é amadurecida. A produção inicia-se desde a identificação dos carvalhos nas florestas do norte da Espanha (carvalho europeu) e de Ohio, nos Estados Unidos (carvalho norte-americano), até o processo de secagem da madeira ao ar livre, no sul do país, para reduzir ainda mais a umidade. Os barris são envelhecidos por 24 meses em vinho Jerez ou uísque Bourbon antes de viajar para a Escócia para maturarem com o álcool de cevada da grife.