Airbus anuncia taxi aéreo elétrico e altamente tecnológico
A Airbus passou a maior parte de sua história focada em voos comerciais para centenas de passageiros, mas recentemente revelou um novo táxi voador chamado CityAirbus NextGen, que será uma aeronave de emissão zero com focos principais em operar silenciosamente e cobrir distâncias curtas rapidamente.
A Airbus não vai sair do mercado de jatos jumbo tão cedo, mas o anúncio da aeronave elétrica representa um compromisso significativo com o crescente setor de mobilidade aérea urbana - mais um indicador de que as viagens aéreas estão mudando rapidamente.
O CityAirbus NextGen se parece com um dos helicópteros da empresa, apenas com um conjunto fixo de asas e conto em forma de V. A aeronave tem capacidade para quatro passageiros e é movida por um sistema de propulsão exclusivo que possui oito hélices (seis na asa, duas no conto). Uma vez que estará voando em torno de áreas onde as pessoas realmente trabalham e moram, a Airbus enfatizou a redução do ruído o máximo possível. “Estamos em uma busca para co-criar um mercado inteiramente novo que integre de forma sustentável a mobilidade aérea urbana nas cidades, ao mesmo tempo em que aborda as questões ambientais e sociais. A Airbus está convencida de que os verdadeiros desafios são tanto sobre integração urbana, aceitação pública e gerenciamento automatizado de tráfego aéreo, quanto sobre tecnologia de veículos e modelos de negócios", disse o CEO da Airbus Helicopters, Bruno Even, em um comunicado.