Hommes

Ano Novo: como preparar o organismo para as festas da virada?

Dr. Pedro Andrade, um dos pioneiros em medicina de precisão no Brasil e entusiasta da medicina funcional, ensina como minimizar os danos ocasionados pelos alimentos calóricos e bebidas alcoólicas. 

number text symbol

Ano novo, vida nova! As festas de fim de ano são momentos alegres e cheios de comidas e bebidas.  Nesta época do ano é comum que, devido aos eventos festivos, a alimentação mude drasticamente e com isso o organismo responda com algumas mudanças, como o inchaço, alterações na flora intestinal e claro, alguns quilinhos a mais na balança.

Mas será que existe alguma forma de preparar o nosso corpo para os excessos desta época? De acordo com o Dr. Pedro Andrade, um dos pioneiros em medicina de precisão no Brasil e entusiasta da medicina funcional, o ideal é manter uma alimentação equilibrada ao longo do ano para que, nesta época, o prejuízo seja controlado. “O grande segredo para minimizar os efeitos das extravagâncias típicas de fim de ano, está no antes e depois desses eventos. O ideal é se alimentar bem durante o ano todo e, depois do consumo desses alimentos mais calóricos, voltar a sua rotina de alimentação saudável”, explica.

 

glass milk beverage
Foto: Pexels
jacket coat portrait photography person head man adult male smile
Foto: Pexels
person man adult male beverage alcohol drinking drinking alcohol
Foto: Pexels

O especialista também indica uma forma de manter uma alimentação mais balanceada durante as festas. “Outra estratégia que podemos usar durante as comemorações e, também, ao longo do ano, é priorizar as proteínas e saladas, pois elas promovem maior saciedade sobrando menos espaço para os doces e as bebidas alcóolicas”, pontua.

Em relação ao aumento da ingestão de bebida alcoólica, o Dr. Pedro ressalta que é necessário manter a cautela para não atrapalhar, efetivamente, a dieta e causar danos futuros, como a dificuldade de concentração, diminuição no rendimento em atividades físicas e a perda de massa muscular. “A moderação sempre é o fator principal em relação à bebida alcóolica. Porém, não podemos dizer que o consumo dela, por si só, pode engordar ou inflamar o organismo. Mas para que não haja danos, a quantidade indicada por semana é de 30g, o que equivale a duas taças de vinho e 660ml para bebidas fermentadas como a cerveja”.

O especialista também destaca algumas medidas de precaução antes do consumo, para que não haja mal estar no dia seguinte. “Para evitar a famosa ressaca, é recomendado caprichar na hidratação, além de fazer uma boa refeição antes de iniciar o consumo de bebidas alcoólicas”, finaliza.

 
 
 

Tags

Posts recomendados