Álcool e treino: mitos e verdades sobre a dupla
Entenda alguns dilemas sobre a relação entre o consumo de álcool e treino. Afinal, quem treina pode beber?
Muitas pessoas se perguntam até que ponto o consumo de bebida alcoólica e treino combinam. Mas, essa é com certeza, uma das perguntas mais feitas pelos praticantes de atividades físicas. E qual é a resposta certa? Podemos dizer que, a melhor saída, é ter equilíbrio.
Assim como todo consumo em excesso, a ingestão exagerada de bebidas alcoólicas não afeta apenas o desempenho na academia, mas também a saúde em geral.
Conversamos com a equipe do studio especializado em musculação Tonus Gym e com a nutricionista Bruna Cutait para esclarecer algumas dúvidas sobre o assunto. Confira!
Como o consumo de álcool reflete negativamente no resultado do meu treino?
Em primeiro lugar, por serem bebidas geralmente muito calóricas, a ingestão em excesso pode favorecer o acúmulo de gorduras, principalmente na região abdominal. Isso prejudica diretamente os resultados do seu treino.
Em relação aos treinos de força, a ingestão de álcool prejudica o processo de hipertrofia, pois afeta o sistema endócrino, que é responsável pela produção de hormônios vitais para o crescimento e construção muscular.
E por fim, um dos pontos mais comuns é a desidratação. As bebidas alcoólicas possuem efeito diurético, o que elimina água e sais minerais essenciais para o organismo, inclusive para os músculos.
Tem alguma alternativa para não precisar abolir o álcool da minha rotina?
A primeira dica é não beber logo após o treino, pois prejudica diretamente a recuperação muscular, o que causa dores e retarda o crescimento e o fortalecimento do músculo. Evite também associar a bebida ao consumo de alimentos muito calóricos, com o objetivo de amenizar o acúmulo de gordura.
A dica final é consumir com moderação e restringir a ocasiões especiais. Isso já é uma forma muito eficaz de equilíbrio. É importante também revezar a ingestão de álcool com bons goles de água para manter a hidratação do corpo em níveis saudáveis e preferir bebidas não fermentadas, por serem menos calóricas.