Arco do Triunfo em Paris está embrulhado
O Arco do Triunfo - a principal atração da Place de L'Étoile em Paris - está envolto em tecido, como uma homenagem aos artistas falecidos Christo e Jeanne-Claude. O enorme monumento agora está coberto por 25.000 metros quadrados de tecido reciclável de polipropileno de cor prata-azul, junto com 3.000 metros de corda vermelha. A instalação permanecerá no local por 16 dias, oficialmente em execução de 18 de setembro a 3 de outubro de 2021. É "um gesto sensual, popular e monumental", segundo Carine Rolland, a vice-prefeita de Paris encarregada da cultura.
Embora o nome oficial em inglês do projeto seja “L'Arc de Triomphe, Wrapped”, os franceses o chamam de “L'Arc de Triomphe Empaqueté” - usando a palavra "empacotado".
Christo e Jeanne-Claude começaram a transformar espaços públicos em suas já famosas obras de arte em 1961, de acordo com o site dos artistas. Os preparativos para a instalação temporária em Paris demoraram cerca de três meses, mas um vídeo de lapso de tempo mostra que o tecido da instalação foi desdobrado de cima e guiado para a parte inferior de um lado do monumento em um único dia.
O projeto não era tão simples quanto simplesmente fechar um grande conjunto de cortinas. Antes que as cortinas maciças pudessem ser instaladas, um pequeno exército de alpinistas e outros trabalhadores instalou andaimes e suportes ao redor do topo do Arco do Triunfo e partes de seus pilares, para proteger esculturas e entalhes decorativos. Os suportes também ajudaram o material a pendurar uniformemente.
Christo Vladimirov Javacheff e Jeanne-Claude Denat de Guillebon se conheceram em Paris em 1958, iniciando um relacionamento que o levou ao casamento e a uma das colaborações artísticas mais famosas do mundo. Jeanne-Claude morreu em 2009; antes de Christo morrer em 2020, ele pediu que o projeto do Arco do Triunfo fosse concluído postumamente.
Que forma incrível de eternizar o legado deste casal cujas obras permanecerão entre as mais marcantes de nossa era! E se você está curioso para saber como o monumento está agora, o site dos artistas destaca uma câmera que está focada no Arco 24 horas por dia - o vídeo está sendo transmitido ao vivo no YouTube. https://christojeanneclaude.net
Também segundo o site do projeto: "Não são necessários ingressos para ver, aproximar e tocar a obra de arte”, acrescentando que "a Place de l'Étoile será fechada ao tráfego de veículos no fim de semana para que os pedestres apreciem a obra de arte", contudo fica um alerta fotos chamativas e paus de selfie estão proibidos na área de pedestres e no monumento. Dica imperdível de programa para quem está em Paris neste período!