Tensão: Príncipe Harry fala sobre o casamento com Meghan Markle
Após o casamento de Harry e Meghan Markle, os tabloides ingleses passaram a noticiar frequentemente a relação conflituosa entre Meghan e Kate Midleton, bem como entre o príncipe e outros membros da família real. Para Harry, esse foi o motivo pelo qual ele e sua família passaram a sofrer assédio online. Em entrevista recente para a Fast Company, o príncipe aproveitou a oportunidade para desabafar sobre isso.
Questionado sobre de que forma o assédio online afetou sua perspectiva, Harry declarou: “Fiquei realmente surpreso ao testemunhar como minha história foi contada de uma maneira, a história de minha esposa foi contada de uma maneira e, em seguida, nossa união provocou algo que tornou a narrativa dessa história muito diferente. Essa narrativa falsa se tornou a nave-mãe de todo o assédio. Nem teria começado se nossa história tivesse sido contada com verdade.”
Para lidar com a situação, os duques de Sussex buscaram o apoio de especialistas. “O que acontece online não permanece online, espalha-se por toda parte, como um incêndio: em nossas casas e locais de trabalho, nas ruas, em nossas mentes. Eu sei o suficiente para saber que certamente não sei tudo, especialmente quando se trata de tecnologia. Mas quando você vê isso como uma questão humanitária, então você vê a disseminação da desinformação como exigindo uma resposta humanitária. É por isso que minha esposa e eu passamos grande parte de 2020 consultando os especialistas e aprendendo diretamente com acadêmicos, defensores e formuladores de políticas” – disse o príncipe.
Não há postagens novas na página oficial @Sussexroyal desde março de 2020, quando o casal decidiu abandonar as redes sociais e se despediu do público. Fontes ligadas aos duques de Sussex informaram ao Times, de Londres, que eles não pretendem regressar ao mundo online.