Batata frita causa depressão e ansiedade
Em um recente estudo, pesquisadores e cientistas descobriram que o consumo do alimento pode estar diretamente ligado ao impacto negativo na saúde mental.
A batata frita possui uma quantidade significativa de gorduras, carboidratos e já é bem conhecida por não ser um alimento bom para a saúde se consumida em excesso. Além disso, um novo estudo chines sugeriu que os alimentos fritos, especialmente a batata, podem estar diretamente ligados ao impacto negativo na saúde mental.
Cientistas e pesquisadores de Hangzhou, na China, descobriram que o consumo regular de fritura está associado a um risco 12% maior de casos de ansiedade e 7% maior de depressão do que em pessoas que não ingerem frituras.
Foram avaliados 140.728 pessoas, que regristaram um total de 8.294 casos de ansiedade e 12.735 casos de depressão naqueles que consumiram alimentos fritos.
O artigo publicado na revista PNAS, sugere que os resultados “abrem um caminho na importância de reduzir o consumo de frituras para a saúde mental”.
Apesar da constatação, diversos especialistas em nutrição ao redor do mundo afirmam que os resultados e testes ainda são preliminares e é importante entender dois pontos. Se foram as frituras que estavam causando problemas de saúde mental ou se as pessoas com ansiedade e depressão passaram a comer mais esse tipo de alimento.