Hommes

Bem-estar: especialista dá dicas para ter uma vida saudável

Dr. Pedro Andrade, um dos pioneiros em medicina de precisão no Brasil e entusiasta da medicina funcional, ensina como deve ser o start para chegar em 2023 com um novo estilo de vida e bem-estar.

nature silhouette outdoors sunlight sky person human flare light

Chegou a hora de correr atrás do balde! O ano está chegando ao fim e, com isso, a cobrança pela realização das metas estabelecidas em janeiro e que não saíram do papel chegam também. Começar uma alimentação mais saudável ou criar uma rotina de exercícios, faz parte do checklist de ano novo de grande parte dos brasileiros, e é uma meta fundamental, muito além da estética, esses hábitos nos ajudam a ter uma boa qualidade de vida e que nosso corpo funcione em sua plena capacidade.

Para quem ainda não sabe por onde começar, o Dr. Pedro Andrade, um dos pioneiros em medicina de precisão no Brasil e entusiasta da medicina funcional, ensina como deve ser este start. “Existe essa dúvida sobre o que fazer primeiro: dieta ou atividade física? Apesar de ser uma combinação desses dois elementos que trará um resultado mais satisfatório e duradouro, eu indico a atividade física em primeiro lugar”, conta. 

 
 
 

Segundo o especialista, quando se trata de criar um novo estilo de vida com hábitos mais saudáveis, o exercício físico pode ser um fator determinante devido ao cenário químico criado em nosso cérebro. “Entre outros papéis importantes que a atividade física exerce em nosso cérebro, ela aumenta a densidade de receptores de dopamina e serotonina em resposta a dor e ao esforço físico. Isso melhora a motivação, resiliência e promove a melhora nas escolhas ao longo do dia, o que pode refletir, inclusive, na alimentação”, explica.

Ainda de acordo com o Dr. Pedro, apenas trinta minutos de qualquer atividade física moderada por dia, já cria um ambiente químico que proporciona diversos benefícios à saúde e ao bem-estar. "Uma dica para começar a prática de exercícios de uma forma leve e prazerosa, é escolher uma atividade que goste e se adeque a sua rotina. Não precisa ser, necessariamente, ir para academia. Uma caminhada pela manhã ou ao final do dia, exercícios em casa, uma luta, aulas de dança no estilo que você sempre quis aprender. Tudo é válido, o importante é dar o primeiro passo”.

O especialista também ressalta a importância de manter a frequência da atividade escolhida, até que ela se torne parte da rotina. “Se a sua meta é uma mudança de comportamento, a prática de exercícios ajuda muito, mas deve ser feita de maneira correta. É importante ter constância e lembrar que o nosso corpo leva cerca de dois meses até entender uma tarefa como hábito, então se o seu objetivo é chegar em 2023 com práticas mais saudáveis, a hora de começar é agora”, finaliza.

 
 
 
 
 
 

Lembrando que é sempre importante consultar um médico e fazer exames regulares. 

 Pedro Andrade - Médico 

CRM 174.700

Tags

Posts recomendados