Brasil Eco Fashion Week: Studio Orla e sua ode ao mar
Diferenciando-se pela aplicação cuidadosa de técnicas do artesanato nordestino, a Studio Orla cria peças contemporâneas e versáteis, repletas de personalidade.
A marca cearense Studio Orla, lançada por Thiago Maciel em 2017, propõe uma abordagem agênero que integra elementos do mar e do sertão em sua essência.
Diferenciando-se pela aplicação cuidadosa de técnicas do artesanato nordestino, a Studio Orla cria peças contemporâneas e versáteis, repletas de personalidade.
Apresentando sua onda criativa na sétima edição do Brasil Eco Fashion Week, em São Paulo, sua coleção de estreia, ANZOL, celebra o encontro entre o homem e o oceano, refletindo a conexão genuína entre a marca e o mar.
Dividida em três famílias – Alto Mar, Maré e Crochê – a coleção destaca formas orgânicas, matérias-primas sustentáveis e técnicas como macramês e crochês.
Nomeada em homenagem à cidade de Itarema, no litoral cearense, a coleção ANZOL destaca a parceria com a associação local de crocheteiras, cujo trabalho é inspirado na tradição pesqueira da região. A Studio Orla busca enaltecer tudo de melhor que o Ceará oferece, e cada coleção conta uma história coesa, alinhada aos princípios positivos que a moda deve abraçar.
O projeto Crochetando Sal, iniciado em 2021, representa um marco significativo para a marca, impactando diretamente a renda de mais de 12 mulheres e beneficiando mais de 40 profissionais, entre artesãos e artistas locais. Atualmente, a Studio Orla prioriza matérias-primas naturais, doando 100% dos resíduos de produção para artesãs que transformam esses materiais em redes. No pós-venda, a marca evita o uso de plásticos nas embalagens, apoiando iniciativas como a criação de bolsas a partir de descartes de redes de pesca de camarão, tingidas naturalmente e exibidas nos desfiles.