Brasil recebe experimento de jornada de trabalho de 4 dias
Nos meses de junho e julho, a Reconnect transmitirá as informações necessárias para que qualquer empresa interessada possa participar no Brasil.
O Brasil será o cenário de uma experiência — entre junho e dezembro de 2023 — sobre o impacto da jornada de trabalho semanal de quatro dias. O experimento foi idealizado pela organização sem fins lucrativos 4 Day Week, que realiza testes no mundo todo sobre a carga horária reduzida — e a brasileira Reconnect Happiness at Work.
Nos meses de junho e julho, a Reconnect transmitirá as informações necessárias para que qualquer empresa interessada possa participar no Brasil. Não foram estabelecidos pré-requisitos: para a inscrição, basta preencher um formulário.
O modelo proposto é do tipo 100-80-100: 100% do salário, trabalhando 80% do tempo e mantendo 100% da produtividade. Quando o experimento for encerrado, serão avaliados alguns indicadores, por exemplo, estresse da força de trabalho, equilíbrio entre vida pessoal e profissional, resultados financeiros e turnover (rotatividade).
Renata Rivetti, diretora da Reconnect e especialista em felicidade corporativa, comenta sobre a dificuldade de romper com a crença brasileira de que a produtividade é proporcional ao número de horas trabalhadas.
"É um projeto com foco inicial no aumento de produtividade, mas que acaba resultando em ganhos para os indivíduos, suas famílias e para toda a sociedade. As empresas que adotaram a semana de trabalho de 32 horas percebem maior atração e retenção de talentos, envolvimento mais profundo do cliente e melhor saúde e felicidade dos colaboradores", afirma.
Rivetti também explica que a semana de quatro dias de trabalho pode contribuir para a saúde mental dos trabalhadores. A empresa de consultoria McKinsey realizou uma pesquisa com 15 mil funcionários de 15 nações. O resultado apontou que 59% dos participantes enfrentaram ou estão enfrentando algum problema associado à saúde mental.