Cabelo molhado: por que você deve evitá-lo a todo custo?
Homens devem evitar sair de casa com o cabelo molhado a todo custo! O secador será o seu melhor amigo nesse momento, entenda
Certamente você já deve ter ouvido aquela máxima de que o calor do secador é extremamente prejudicial à saúde dos fios. De fato, o calor dessas ferramentas não são a melhor saída para manter o cabelo saudável, mas sair de casa com o cabelo molhado pode ser pior ainda! Isso acontece, porque a umidade, quando mantida por muito tempo no couro cabeludo, afeta diretamente o córtex do fio, propiciando a queda capilar – o verdadeiro terror masculino.
"Da mesma forma que não saímos com a roupa ou rosto molhados, também não devemos fazê-lo com o nosso cabelo. Este é um dos principais motivos da queda de cabelo. Tal acontece porque a umidade constante leva à deterioração da membrana celular, responsável pelo brilho e força do cabelo. Além disto, este hábito afeta o próprio folículo capilar, responsável pelo mantimento dos fios de cabelo no couro cabeludo", explica Natalia Guerrero, especialista capilar da Revitalash Cosmetics.
"Esta fragilidade do cabelo ocorre porque o nosso couro cabeludo tem condições específicas e diferentes do resto da pele. Tem mais vasos sanguíneos, por isso a sua resistência à umidade é menor. Consequentemente, recebe de forma mais negativa o excesso de água durante um período mais prolongado", continua a especialista. No entanto, saiba que esses danos não acontecem do dia para a noite, é um processo de deterioração gradual, assim como o processo de perda de cabelo.
Além da queda e enfraquecimento dos fios, a umidade no couro cabeludo ainda por propiciar o aparecimento de fungos por conta da falta de transpiração! “Isso ocorre mais quando dormimos, pois as almofadas são um território perfeito para ácaros e fungos que, com a umidade 'certa', se reproduzem, levando a que 'novos bichos' se propaguem pelo seu corpo", diz Natalia Guerrero.
Mas o que eu devo fazer?
Você deve estar se perguntando como lidar com o cabelo molhado, visto que deixá-lo secar naturalmente parece uma má ideia, mas agredí-lo com o calor do secador também não é o ideal. Segundo a especialista Natalia Guerrero, existe um método ‘menos agressivo’ para secar e modelar os fios!
"Com a toalha, remova o excesso de água sem esfregar, para não danificar o couro cabeludo nem o próprio cabelo. Depois, seque-o com a ajuda de um secador à temperatura média, já que o excesso de calor pode enfraquecer os fios ou até queimá-los, levando à aceleração da circulação naquela zona, que tem como consequência a produção de mais sebo", esclarece.
Antes deste processo, resta saber como lavar o cabelo: deve fazê-lo com produtos que protejam o cabelo de agentes externos. Evite que os produtos que utiliza contenham silicone, sulfatos, parabenos ou outros ingredientes químicos que ameacem a saúde do cabelo.