Hommes

Onze de setembro: filmes e livros sobre a tragédia

20 anos após a tragédia de onze de setembro, cineastas e escritores retratam o evento que deixou milhares de vítimas.

11 de setembro
11 de setembro

O dia 11 de setembro de 2001 entrou para a história em decorrência dos atentados terroristas que deixaram milhares de vítimas nos Estados Unidos, com o choque proposital entre dois aviões e as Torres Gêmeas do complexo World Trade Center.  

20 anos após o trágico evento, alguns cineastas retomaram o tema por meio de diferentes abordagens para representar o 11 de Setembro, seja em documentários ou ficção. No campo literário, o livro O Único Avião no Céu, lançado em 2021, aborda os fatos daquele dia sob novo ponto de vista. Confira a seguir as dicas de filmes e livros que lançam um olhar apurado para os atentados terroristas de 2001.

11 de setembro
Foto: getty images

1 - American Widow, de Alissa Torres & Sungyoon Choi.

A graphic novel autobiográfica American Widow traz o relato doloroso de Torres, uma grávida que perdeu o marido nos atentados.

 2 - The Zero, de Jess Walter

Walter descreve o próprio livro como "um romance sobre o 12 de setembro". Inédito no Brasil, o romance revela os ânimos alterados nos EUA após o 11 de setembro.

3 - Sons and Other Flammable Objects e The Last Illusion, de Porochista Khakpour

Também inéditos no Brasil, esses são os dois primeiros romances da autora norte-americana, nascida no Irã. O foco da narrativa está na comunidade de imigrantes e descendentes iranianos que vivencia esse momento histórico traumático para todos os envolvidos. Enquanto Sons parte de uma história familiar de deslocamentos, Illusion adapta um mito persa para Nova York no início do século 21.

11 de setembro
Foto: Unsplash
11 de setembro
Foto: Unsplash

4 - Homem em Queda, de Don DeLillo

Ainda que o romance não esteja à altura dos trabalhos anteriores de DeLillo, como Ratner´s Star, Ruído Branco e Submundo, tem pontos interessantes, com destaque para o início e o final, com o protagonista em meio aos escombros das torres, além da ironia no paralelo entre terroristas islâmicos e um extremista ocidental, alemão, branco e ateu. Publicado pela Companhia das Letras, o livro foi traduzido por Paulo Henriques Britto.

5 - Extremamente Alto e Incrivelmente Perto, de Jonathan Safran Foer

A perda do pai "no pior dos dias" motiva o narrador, um garoto de nove anos, a investir em uma busca após encontrar uma chave em meio aos pertences do falecido. A narrativa bastante sentimental se mescla aos grafismos, às imagens e textos sobrescritos usados por Foer. Publicado pela editora Rocco, com tradução de Daniel Galera.

6 - Worth

Disponível na Netflix, o filme conta a história de Kenneth Feinberg (Michael Keaton), um conciliador responsável por desenvolver e administrar o Fundo de Indenização das Vítimas do 11 de Setembro.

11 de setembro
Foto: Unsplash
11 de setembro
Foto: Unsplash

7 - NYC Epicenters: 9/11 ? 2021 ½

Spike Lee dirige a série documental composta por depoimentos de diversas pessoas e retrata, além dos atentados, a pandemia de covid-19. De acordo com o New York Timeso diretor incluiu teóricos de conspiração no filme, mas os removeu na edição final por conta da revolta que isso causou.

8  - The Outsider

Para o codiretor Steven Rosenbaum, o documentário The Outsider é diferente de todos os que sairão neste ano. "Achamos que a América merece uma conversa livre, aberta e honesta sobre o 11 de Setembro, e achamos que não tivemos isso", declarou. O filme traz uma abordagem intimista sobre a criação do Memorial & Museu 11/9 e provocou desavenças entre a equipe a respeito de como ele retratou o ocorrido. O museu solicitou o corte de algumas cenas, o que não foi aceito pelos cineastas.

9 - Fahrenheit, 11 de Setembro

O documentário de Michael Moore, de 2004, retoma o momento em que o então presidente George W. Bush soube do ataque.

10 - Hora Mais Escura

Dirigido por Kathryn Bigelow, a primeira mulher a ganhar o Oscar de direção por Guerra ao Terror, de 2010, o longa fictício de 2012 retrata a caçada a Osama Bin Laden. Em decorrência da morte de Bin Laden durante a filmagem, foi necessária uma reformulação do longa em meio às filmagens.

11 de setembro
Foto: Getty Images
11 de setembro
Foto: Unsplash

Tags

Posts recomendados