Hommes

Estilistas se unem para pressionar indústria da moda por mudanças

“Não é normal comprar roupas de inverno em maio. Não faz sentido para mim”, afirma o estilista Dries Van Noten
face person sunglasses accessories beard suit clothing coat overcoat hair

O belga Dries van Noten está na liderança de um grupo de estilistas que estão pressionando a indústria da moda para reformular o sistema de lançamentos de coleções nas lojas e as liquidações. A proposta é ajustar a chegada das peças com a necessidade real dos consumidores e acabar com as remarcações antecipadas.

Assim, as coleções de Outono/Inverno seriam mantidas nas lojas de agosto a janeiro e as peças de Primavera/Verão ficariam de fevereiro a julho, para coincidir de fato com o início e término das estações na Europa, sendo que as promoções aconteceriam apenas no final das temporadas, em janeiro e julho.

Nos últimos anos nos acostumamos a ver lançamentos de verão em pleno inverno, quando consumidores buscavam peças para o frio; enquanto as liquidações aconteciam no auge das estações, quando as marcas deveriam estar vendendo seus produtos a preços cheios. “Não é normal comprar roupas de inverno em maio. Não faz sentido para mim”, disse Dries Van Noten em uma pequena reunião do Zoom. A proposta foi assinada por marcas como Marine Serre e Thom Browne e varejistas como Selfridges, Nordstrom, Lane Crawford e MyTheresa.

O debate também toma força no mercado brasileiro! A ABEST (Associação Brasileira dos Estilistas) emitiu uma carta aberta e, com apoio do SPFW, InMod e FFW, também recomenda um novo calendário de varejo começando já pela coleção atual, de inverno 2020.

 

 

Tags

Posts recomendados