Ex-secretário de confiança de Meghan a acusa de bullying
Jason Knauf, ex-conselheiro de confiança de Meghan Markle, teve um de seus e-mails revelado por reportagem do The Times of London. No texto, Knauf aponta atitudes inaceitáveis de intimidação da Duquesa contra seus funcionários: “A Duquesa sempre tem alguém como seu alvo principal. Ela está fazendo bullying com [nome omitido pelo jornal], e buscando formas de destruir a autoconfiança dela”. O ex-funcionário deixou o palácio no ano seguinte ao do envio do e-mail, para assumir o cargo de executivo-chefe da instituição de caridade, a Fundação Real do Duque e da Duquesa de Cambridge.
Knauf passou a trabalhar no Kensington Palace, após ter integrado a equipe de comunicação do Royal Bank of Scotland. No início de sua trajetória profissional no palácio, trabalhou para o Príncipe William e Kate Middleton, além de ter apoiado os filhos de Diana em declaração sobre a morte dela no 20º aniversário de seu falecimento, em 2017. Também foi ele o secretário de Meghan Markle quando o Palácio de Kensington assumiu sua representação.
Para os autores da biografia Encontrando Liberdade, Knauf demonstrou sua capacidade de ser o chefe de imprensa do Príncipe Harry, por conhecer os métodos de mídia social, além de ser acessível e apreciado pela imprensa real.
O nome do secretário de imprensa já havia estado sob os holofotes, quando um tabloide foi processado por divulgar uma carta particular de Meghan a seu pai, na qual implorava para que ele não falasse com a mídia. Na época, o tabloide se defendeu, alegando que a intenção da duquesa era a de que a carta vazasse, dado que havia enviado um rascunho a Knauf.
Os advogados de defesa de Meghan, entretanto, alegaram que, uma vez tendo ela decidido que escreveria para o pai, informou o Sr. Knauf de que o faria, uma vez que ele não apenas era o conselheiro de confiança, como também o responsável por relatar fatos de interesse para o público (como foi o caso da espetacularização sobre o Sr.Markle) às pessoas mais velhas na família real, conforme determina o protocolo do palácio. Meghan saiu vitoriosa, sem que houvesse a necessidade de um julgamento.
Knauf volta a chamar a atenção do público agora devido à exposição do e-mail, no qual também relata ter recebido diversas denúncias de pessoas que teriam testemunhado o comportamento impróprio da Duquesa em seu tratamento com a funcionária particular de Meghan, cujo nome foi preservado.
Diante das acusações, os representantes de Meghan Markle emitiram nota na qual afirmam que a matéria do The Times faz parte de uma “campanha mentirosa coordenada para manchar a imagem da duquesa. Sua equipe reafirma o comprometimento da atriz no apoio a todas aqueles que já passaram por dores e traumas semelhantes ao bullying sofrido por ela mesma.