Hommes

Gastronomia mediterrânea: 5 restaurantes para conhecer em São Paulo

O match perfeito entre aromas, sabores e texturas: embarque em uma viagem para o outro lado do mundo e conheça a gastronomia mediterrânea!  

bowl person human culinary food

Herança, história e cultura! Tida como umas das gastronomias mais apreciadas do mundo, é um fato: a culinária mediterrânea traz o match perfeito entre cores, texturas, aromas e sabores. Com mais de cinco milênios de história, originária dos países banhados pelo mar mediterrâneo - região que abrange três continentes: Europa, Ásia e África - além de um tesouro gastronômico, ela é, desde 2010, patrimônio cultural e imaterial da humanidade pela UNESCO. 

Não é difícil encontrar admiradores dessa gastronomia por aí. Muito mais do que riqueza histórica e cultural, ela também é conhecida por ser nutritiva, equilibrada e por possuir um teor calórico extremamente baixo, sendo uma das queridinhas entre os adeptos das dietas mais saudáveis e leves. Tendo o azeite como ingrediente base, devido à sua vida próxima ao mar, ela é composta por produtos frescos e orgânicos, destacando os peixes, oleaginosas, legumes, frutas, ervas aromáticas e, claro, o tão adorado vinho tinto - utilizado tanto como tempero, quanto no acompanhamento dos pratos.

Porém, a gastronomia mediterrânea não ocupa essa posição tão importante ao redor do mundo apenas por esses fatores. Ela possui inúmeros benefícios, que incluem a prevenção de doenças como o câncer, melhoria na qualidade da pele, faz bem ao cérebro podendo reduzir o risco de doenças como o Alzheimer, proporciona bem-estar ao coração e é rica em fibras, auxiliando no funcionamento do organismo. Incrível, não é? 

Então, se você ainda não se rendeu, talvez agora seja a hora para provar. Pensando nisso, separamos quatro restaurantes incríveis localizados em São Paulo que têm a gastronomia mediterrânea como especialidade e que você precisa visitar. Confira!

Localizada no Jardim Europa, a casa é inspirada nos restaurantes de Mykonos, na Grécia, e traz para o ambiente um inigualável espírito praiano. Aberta com um pequeno salão interno tem, como a cereja do bolo, um belíssimo rooftop intitulado Terraço Dhomus. 

1 / 3

No cardápio, o melhor da gastronomia mediterrânea: petiscos para comer com as mãos, como croquete de batata, boursin e carpaccio de peixe, e o Suplì de risoto, tartar de atum e creme de azeitonas. Compondo a seleção de entradas, oferecem carpaccio de polvo, creme de batata e salsão, vieiras gratinadas, creme de berinjela e nduja. Seguido dos principais, Grigliata de peixe e frutos do mar com tagliolini al nero; Paccheri a la scarpariello e atum; Peixe à putanesca, erva doce e manjericão; Risoto com camarões grelhados e Tagliolini all’arrabbiata e lagostim grelhado. Um detalhe interessante é que as massas são todas frescas e produzidas pelo pastifício Shihoma.

Por último, mas não menos importante, o menu de sobremesas fica sob responsabilidade de um Carpaccio de abacaxi com sorbet de limão siciliano e o Tiramisù clássico, perfeitos para adoçar o paladar.

1 / 9
Grigliata
Paccheri alla scarpariello
Tagliolini alla arrabiata com lagostim
Calamarata cacio & pepe e mexilhões
Couve flor
Drink Leonard
Lumache alla vodka e lulas grelhadas
Shawarma de camarão
Tartar de atum

Com quadro unidades em São Paulo e uma no Rio de Janeiro, a Adega Santiago é sucesso entre os admiradores de uma boa comida ibérica e mediterrânea. Sob o comando do empresário Ipe Moraes, junto de um cardápio extremamente saboroso, a casa inclui uma excelente carta de vinhos com cerca de 140 rótulos. 

Muito além das receitas clássicas, como Arroz de Pato e Polvo à Lagareiro, vale destacar alguns dos pratos especiais da nova unidade da Adega Santiago no CJ Shops, como o Carpaccio de atum selado, levemente defumado no josper, com salsa à base de tomilho e alecrim, e cenoura e beterraba na brasa, com chermoula e coalhada. Entre os principais, as sugestões são a Paella Raíz, Bacalao à Pil Pil e T-Bone à moda da casa finalizado com manteiga e flor de sal. Para finalizar com uma boa sobremesa, vale provar a Tarta de Queso com Goiabada e Infusão de Frutas Vermelhas com Sorvete de Queijo Feta.

Paella raiz

O ambiente elaborado por Thiago Bernardes, é dividido em parte externa, salão interno e salão superior e, além de muita luz natural, madeira e plantas, possui um balcão de mariscos, peixes frescos e crudos, ideais para petiscar. 

Em São Paulo, suas unidades estão localizadas no Shops Jardins, no Shopping Cidade Jardim e nas ruas Dr. Melo Alves e Sampaio Vidal. Já no Rio de Janeiro, está no Shopping VillageMall.

Sob o comando do empresário Gustavo Bunemer, o Nena Cocina é uma excelente opção para os fãs deste tipo de culinária. Localizada na Vila Nova Conceição, a casa é dividida em um salão interno, varanda e uma sala superior de eventos. Amplo e iluminado, com paredes de vidro e muita luz natural, o ambiente oferece um menu repleto de pratos deliciosos, desde a entrada à sobremesa.

Para começar, opções como Jamón Pata Negra, Croqueta Ibérica, Carpaccio de Polvo com vinagrete e fava verde, e Carpaccio da Casa de Rosbife selado com queijo tulha e agrião fresco, abrem o apetite. Entre os pratos principais, vale destacar a sessão de arrozes com receitas, como Arroz Caldoso de Porco, que leva pernil de porco marinado, assado e desfiado, repolho, fava verde e tomates ao molho do assado, acompanhado de uma fatia de pancetta caramelada. Já da parrilla, vale provar o Polvo grelhado no carvão e as Mini Lulas temperadas com azeite e pimenta. Outro carro-chefe é a Paleta de cordeiro marinada e assada por 8 horas em forno a baixa temperatura, realmente um diferencial interessante. Na ala de bebidas, drinks clássicos, gin tônicas e uma selecionada carta de vinhos estão disponíveis para uma harmonização perfeita. 

Para finalizar, você pode escolher a Torta de Queijo com Goiabada Cremosa, Mil Folhas de Churros com Doce de Leite ou um incrível Bolo de Cenoura e Brigadeiro no Pote.

1 / 2
Arroz caldoso de porco
Croqueta ibérica

Localizado no Shopping JK Iguatemi, o La Serena proporciona uma experiência fascinante que reflete perfeitamente o espírito da Riviera Italiana. Com uma decoração elegante e atemporal, o restaurante possui o ambiente dividido em bar e salão principal, inspirados na Costa Amalfitana.

Comandado pelo grupo Attivo, sob responsabilidade de Gabriel Abrão que detém nomes de casas de alto padrão de São Paulo como Kitchin, Su e Aima e o piano bar Gioia, o La Serena oferece um menu com opções criativas e refrescantes, além de um bar de crudo com diversas opções frescas como ostras, atum, polvo, vieiras e peixes brancos - sem contar com as entradas, que destacam as ostras gratinadas cacio pepe alla oreganata e a Fiori di Zucca recheada com ricota fresca, mostarda de cremona, prosciutto.

Já nos pratos principais, temos um incrível spaghetti alla nerano com abobrinha e creme de provolone, um risotto cannonau tinto, pecorino sardo, Linguine Alle Vongole (pasta seca de gragnano, vongole, mexilhões), Pesce Del Giorno (grelhado na brasa) e as pizzas de fermentação natural, super leves. 

Para adoçar o paladar, as opções ficam entre um incrível gelato pistacchio artesanal com creme de marshmallow e farofa crocante e o cannoli com ricota, laranja e limão cristalizados e chocolate.

A carta de drinks também impressiona. O Sgroppino Pistachio Frozen (gelato de pistache, absinto e espumante) e o Negroni Egeu (gin, lillet blanc, infusão de ternatea) são alguns dos destaques que não podem ficar de fora da sua pedida. Na adega , vinhos de bom custo benefício que vão desde leves  frisantes a brancos, rosés e tintos.

1 / 5
Ostras Gratinadas Cacio Pepe Alla Oreganata
Linguine Alle Vongole
Bagna Cauda
Cannoli
Fiori di Zucca

Localizado na R. Padre João Manuel, nos Jardins, o número 1156 abriga um dos melhores restaurantes ibéricos contemporâneos da cidade. Sob comando do Grupo Saints, o Tuy Cocina oferece um bar com ar despojado e extremamente convidativo. A decoração destaca belas luminárias dispostas sobre as mesas e os barris dispostos sobre o bar fornecem os destilados para o preparo dos drinques. 

O cardápio reúne tapas, petiscos e pratos da gastronomia ibérica rústica/contemporânea, aliados aos melhores chopes premium e artesanais do mercado e a excelente carta de drinques clássicos e autorais por Laércio Zulu. Na seção de Tapas destacam-se as Lascas de bacalhau (Azeite, Alho confit, cebola e salsinha), a Espetadas do mar (Camarão, polvo, lula, vieira e aspargos grelhados), Gambas al ajillo (Camarões no azeite com alho e pimenta) e o Polvo à galega. Já entre os itens frios, o Crudo de Salmão com trufa e o Tartar de atum (avocado em cubos, atum em cubos, qualhada seca, mix de brotos, raspas de limão siciliano, azeite e molho ponzu são uma ótima pedida. 

Nos Principais, destaque para o Bacalhau à portuguesa (Batatas, cebola, alho, brócolis, tomate, ovo, pimentão e azeite) é ideal para compartilhar. Além do Camarão Tuy (Camarões grelhados com arroz ao molho de Cava) e o Fettuccine com frutos do mar (Massa fresca, polvo, lula, camarão, mexilhão, vongole, manjericão ao bisque de camarão e um toque de pomodoro). O Arroz de pato (Pato desfiado, chouriço, tomate sweet grape, fava verde e ovo empanado), Arroz negro (Anéis de lula, polvo, tomate sweet grape, vagem, bacon, pimentão piquillo e aioli), Arroz vegano (Arroz espanhol, abóbora, cogumelos, açafrão, pistache, cebola roxa, pimentão piquillo, vagem e mostarda di cremona ) e Polvo à lagareiro (Polvo grelhado, batatas ao murro, cebola, alho) completam as sugestões.

A carta autoral de drinques do Zulu apresenta receitas como o Banzeiro (Cachaça envelhecida em amburana, vinho tinto, suco de limão, açúcar e espuma de gengibre) considerado um clássico do mixologista. Além de exclusivas como: El misterioso (Gim Tanqueray, licor de casca de laranja, Triple Kuyper, purê de maçã, limão, mate verde e pó de hibisco com especiarias) e o GT Tuy (Gim Tanqueray, blue elixir, tônica e twist laranja).

Para adoçar o paladar Toucinho do céu ou a Torta de chocolate (composta de chocolate branco, callebaut, toucinho do céu de chocolate e calda de tangerina).

1 / 2
Croquetas
Gambas al ajilo

Tags

Posts recomendados