Gilberto Gil se torna membro da Academia Brasileira de Letras
Ícone da cultura nacional, Gilberto Gil foi admitido pela Academia Brasileira de Letras uma semana depois da atriz Fernanda Montenegro.
Imortal Gilberto Gil! Ícone da cultura nacional, o cantor foi admitido pela Academia Brasileira de Letras uma semana depois da atriz Fernanda Montenegro. Aos 79 anos, o baiano passa a ser o segundo negro a ocupar uma cadeira na ABL.
Gil agora faz companhia a Domício Proença Filho entre as 40 cadeiras da instituição e para cumprir um dos requisitos, que é o de ter uma obra publicada, seu livro ‘’Todas as letras’’, lançado em 1996, foi considerado
Grande nome da Tropicália e uma das principais figuras da Música Popular Brasileira, Gilberto Gil acumula uma série de prêmios nacionais e internacionais. Ao longo de mais de 50 anos de carreira, foram 40 álbuns e é reverenciados internacionalmente com sucessos como “Expresso 2222”, “Andar com fé” e “Aquele Abraço”.
A escolha de Gil para ocupar a cadeira deixada pelo jornalista Murilo Melo Filho, na semana seguinte à eleição da atriz Fernanda Montenegro, mostra que a Academia Brasileira de Letras está passando por uma importante e significativa transformação.