Avião de R$ 1 bilhão faz viagem de São Paulo para Paris em 6 horas
Os jatos supersônicos são realidade e a grande aposta de algumas empresas aéreas.
Os jatos supersônicos - que podem reduzir drasticamente o tempo das viagens intercontinentais - são a grande aposta de algumas empresas aéreas para os próximos anos. A American Airlines, por exemplo, encomendou por US$ 200 milhões cada, pouco mais de 1 bilhão de reais, 20 unidades do modelo Overture, da startup Boom Supersonic. O jato vem para suprir o espaço deixado pelo Concorde, que parou de operar em 2003.
“O que estamos realmente vendo é que o supersônico está de volta, e está de volta de forma definitiva" - disse Blake Scholl, fundador e CEO da Boom Technology, em entrevista.
Projetado para comportar até 80 passageiros, o Overture pode chegar a velocidade de 1,7 Mach - o dobro da velocidade do som e dos jatos convencionais - voando a 7.871 km. Os viajantes poderão se deslocar de Los Angeles a Honolulu em três horas, muito mais rápido que às cinco horas em aviões regulares.
A empresa pretende atingir mais passageiros que o antigo Concorde, que atendia basicamente celebridades e milionários - já que as passagens custavam até quatro vezes o preço de uma tarifa de primeira classe. Além disso, a fabricante, pretende operar suas aeronaves com combustível de aviação 100% sustentável, com motores limpos que alimentarão suas aeronaves.
"Faremos um anúncio significativo nos próximos meses. E não se trata apenas da tecnologia do motor, mas também do modelo de negócios. Há muitas oportunidades de inovação", afirma Scholl.