Hommes

Supersônico americano atinge 5 vezes a velocidade do som

Com novo tipo de motor o supersônico é capaz de atingir mais de 4830km/h

airplane aircraft transportation vehicle warplane bomber
Em uma viagem hipersônica, que acontece em velocidades de Mach 5, isto é, cinco vezes a velocidade do som, um avião seria capaz de traçar a rota entre Nova York e Londre em apenas 1hora e meia - cerca de um quarto do tempo de um jato comum. Mas isso é viável?
A Hermeus, sediada em Atlanta nos Estados Unidos, crê que sim. A startup pretende desenvolver aeronaves hipersônicas e para isso já testa um novo tipo de motor com capacidade de atingir Mach 5 (mais de 4830km/h).  Por enquanto, o motor foi projetado para uma aeronave hipersônica sem tripulação para a Força Aérea dos Estados Unidos, mas cogita-se redimensioná-la para um avião de passageiros.
Estima-se que o primeiro voo de testes em um avião de passageiros só ocorra no fim da década, em 2029. Para tal, a empresa já está traçando seus planos, como o tamanho da aeronave. Sabe-se que ela deverá ser muito menor que os aviões comerciais e que o Concorde, cuja capacidade é de cerca de 100 passageiros.
Conforme o AJ Piplica, CEO da Hermeus, a dimensão se baseia em um modelo de negócios para uma companhia aérea. "Focamos em viajantes da classe executiva e da primeira classe e depois brincamos com alguns parâmetros, como velocidade e custos operacionais. O resultado foi uma aeronave com cabine para 20 passageiros"- explica.
Luxo e tecnologia: Novo jato
Foto: Divulgação
A capacidade equivale à de um grande jato executivo, portanto, haverá apenas uma classe. De acordo com Piplica, a expectativa é de que o voo seja lucrativo em comparação com os preços da classe executiva atualmente. Entretanto, o CEO pondera que não se sabe quanto as pessoas estarão dispostas a pagar por mais velocidade.
O alcance do avião será de 4 mil milhas náuticas, sendo possível estabelecer rotas transatlânticas entre Estados Unidos e França, por exemplo, mas não rotas que cruzem o Pacífico, como entre Estados Unidos e Japão, para as quais haveria a necessidade de uma escala. 
Além disso, os voos estariam limitados às rotas marítimas em virtude dos regulamentos de ruído, uma vez que o estrondo causado pela quebra da barreira do som precisa acontecer sobre a água. 
Caso o projeto obtenha sucesso, a proposta da Hermeus baterá com folga o recorde atual de avião por jato mais rápido e com tempo prolongado de voo. 
 Jatos particulares
Foto: Divulgação
 Jato particular
Foto: Divulgação
Entretanto, há problemas que ainda não estão sendo discutidos pela startup, como que tipo de combustível sustentável poderá ser usado, dado que o consumo será muito maior em comparação com os jatos atuais. Além disso, a fuselagem de um avião hipersônico precisa estar capacitada a suportar temperaturas extremas.
Richard Aboulafia, analista de aviação do Teal Group, estabelece ressalvas ao projeto. "Não há nada como Hermeus, embora muitos projetos semelhantes tenham surgido e desaparecido no passado. Parece que nunca vai funcionar. Se eles puderem criar magicamente um transporte hipersônico no final dos anos 2030, e o preço do bilhete estiver na faixa da classe executiva, então sim, isso terá sucesso. Mas as chances de isso acontecer alcançam algum lugar entre 1%".
 Jatos particulares
Foto: Divulgação
Luxo e tecnologia: Novo jato
Foto: Divulgação

Tags

Posts recomendados