John Lennon já esnobou a monarquia e título real! Relembre
John Lennon já esnobou a monarquia deixando a Rainha Mãe desconcertada em frente à televisão nacional! Relembre a polêmica
Memorável! John Lennon já esnobou a monarquia e devolveu o título real como membro da 'Excelentíssima Ordem do Império Britânico' (MBE na sigla em inglês). Este é um título concedido para membros da sociedade britânica que fizeram ou alcançaram realizações extraordinárias em diversas áreas, como esportes, política, ciência, economia ou artes.
Em 1956, a rainha Elizabeth II convidou os Beatles para serem membros da MBE, visto que os FAB 4 estavam fazendo um enorme sucesso no Reino Unido. Mas um motivo específico levou John Lennon a abrir mão desta honraria!
Entenda o que aconteceu
O ano era 1965 quando John Lennon, Paul McCartney, George Harrison e Ringo Starr foram convidados para tocar no Royal Variety Performance, um evento de gala promovido pela monarquia para arrecadar fundos para a caridade.
Porém, como a Rainha Elizabeth II estava grávida do príncipe Edward e não se sentia em condições de comparecer ao evento, ela pediu que a rainha-mãe Elizabeth assumisse o seu lugar na memorável noite.
No entanto, a rainha-mãe não esperava que fosse passar por uma situação constrangedora no evento: Antes de se despedirem do público com a música Twist and Shout, Jhon Lennon fez o seguinte discurso: "Para o nosso último número, eu gostaria de pedir a ajuda de vocês! As pessoas nos lugares mais baratos, quero que batam palmas. Enquanto os outros sacudam suas joias, por favor", disse em tom sarcástico.
Logo após o episódio, a plateia entre em alvoroço, enquanto a rainha-mãe parecia um tanto desconcertada em frente às câmeras. Porém, nem mesmo a afronta do músico fez com que o seu nome fosse manchado na realeza, afinal, os Beatles receberam ótimas críticas pelo show, inclusive da rainha-mãe, que afirmou: "É um dos melhores shows que eu já vi", disse. "Os Beatles são mais intrigantes".
O constrangimento foi esquecido pela realeza, e após o ocorrido, os membros da banda foram convidados para receberam o título da MBE. No dia em que receberam a medalha, Lennon, McCartney, Ringo e Harrison foram orientados de forma incisiva sobre como se portar diante da rainha, detalhe Paul em entrevista ao Anthology:
“Um guarda chamou a gente de lado e disse: se aproxime da rainha dessa maneira, e não fale com ela se ela não falar com você. Mas ela foi um doce. Parecendo um pouco maternal porque somos novos, e ela um pouco mais velha", disse.
Em 1969 John resolveu devolver sua honraria e junto à devolução, enviou uma nota explicando o motivo: “Vossa Majestade, estou devolvendo meu MBE [sigla em inglês da honraria] como um protesto contra o envolvimento da Grã-Bretanha na situação da Nigéria-Biafra, contra nosso apoio à América no Vietnã e contra a queda de 'Cold Turkey’ [música de Lennon] nas paradas musicais. Com amor, John Lennon".
O que aconteceu depois?
Em 2009, o The Times publicou que, mesmo 40 anos tendo se passado, o título honorífico devolvido por John foi encontrado no palácio de St. James, em Londres. Até então, achava-se que a cruz de metal havia sido fundida e reutilizada.
Segundo a Radio X, embora uma pessoa tenha renunciado à sua honraria voluntariamente, o título concedido a ele seria mantido até que a rainha o anulasse. Já que Elizabeth II não o fez, John manteve o seu título MBE até sua morte.