Lixo espacial pode ser uma ameaça à humanidade
O aumento contínuo de lixo espacial pode fazer com que fiquemos presos em nosso próprio planeta. Saiba mais!
Você sabe o que é lixo espacial e o porquê ele pode se tornar uma ameaça para a humanidade? Desde o início da era espacial nos anos 50, milhares de foguetes e satélites foram colocados no espaço, e muitos deles ainda estão em órbita, sejam eles inteiros ou apenas seus pedaços. Isso faz com que haja uma ''bagunça espacial'': satélites mortos, detritos de colisões, fragmentos de foguetes e tudo o que foi lançado até hoje. Ou seja, lixo espacial é qualquer peça de maquinário ou entulho deixado por humanos no espaço.
Embora existam cerca de 2.000 satélites ativos orbitando a Terra, também há 3.000 corpos mortos espalhados pelo espaço e 34.000 pedaços de lixo espacial e milhões de pedaços menores ainda que podem ser desastrosos se atingirem outra coisa.
Mas como isso pode ser um problema? A órbita da Terra nos permite estudar nosso planeta, enviar comunicações e muito mais. Porém, uma vez que o espaço esteja lotado de ''lixo'', dificilmente será possível enviarmos mais satélites ou foguetes para órbita, fazendo com que fiquemos enclausurados em nosso próprio planeta.