Hommes

Marco Tomasetta descreve o melhor roteiro para curtir Milão

Diretor artístico da Montblanc, Marco Tomasetta rompe a timidez para descrever o melhor roteiro para curtir Milão como verdadeiro milanês

person sitting face photography portrait adult male man jeans pants
Marco Tomasetta - Foto: Divulgação.

Diretor artístico da Montblanc, Marco Tomasetta rompe a timidez para descrever o melhor roteiro para curtir Milão como verdadeiro milanês. Confira!

arch architecture gothic arch building house housing villa bell tower tower
Foto: Divulgação.

Cosmopolita na medida exata, chique e permeada por endereços que aliam alta gastronomia, arte e exclusividade, Milão é destino obrigatório para viajantes que adoram (re)descobrir lugares instigantes e ter aquele gostinho de sentir-se acolhido. Assim como acontece na vizinha Paris, a cidade italiana, cravada na Lombardia, é regida pela moda. Embora o nosso anfitrião não seja nascido por aquelas bandas – ele é um autêntico napolitano – Marco Tomasetta, diretor artístico da Montblanc desde 2021, conta que cresceu em Milão. “A minha família mudou-se quando eu ainda era bem pequeno, então passei a minha vida por ali. Percebo Milão como sendo a minha casa. Nápoles é muito dramática – é como estar num teatro ao ar livre ou dentro de um quadro do Caravaggio. Já Milão é mais comedida, luxuosa e séria; tem uma coisa sutil à Leonardo da Vinci.” Por sinal, se tal comparação servisse para descrevê-lo, certamente daria para encaixar Marco no contexto “vitruviano” de Da Vinci – da estética quase nórdica aos olhos cativantes e aos gestos harmônicos. Durante um encontro em meio à fashion week, no café da manhã que fez estreia no calendário milanês, ambientado no lendário Salone dei Tessuti, construção neogótica de 1925, que serviu de residência para a família Galtrucco, Tomasetta revelou os seus locais favoritos e ainda contou os detalhes sobre a atual coleção da grife alemã, trabalhada com shapes funcionais, formas geométricas e cores que passeiam do verde ao berinjela, esticando-se até o tie-dye, numa atmosfera linkada à excentricidade do cineasta Wes Anderson. “Trabalhar com Wes foi uma experiência única, porque ele é uma pessoa singular, que vive em seu mundo particular. Tivemos uma troca linda, direta e forte. Ele percebeu que tínhamos muitas referências de cores. Então, ele nos ajudou a trazer modernidade à Montblanc.”

indoors theater architecture building lighting chandelier lamp auditorium hall stage
food pasta food presentation macaroni
adult male man person accessories bag handbag clothing coat mannequin
altar architecture building church prayer indoors person floor chapel
Fotos: Divulgação.

Qual é o seu restaurante favorito em Milão? São muitos. Mas posso citar o tradicional Bice (BICEMILANO.IT), aberto em 1926, e que serve pratos típicos da região, e o Giacomo Bistrot (GIACOMOMILANO.COM), cujo projeto dos arquitetos Laura Sartori Rimini e Roberto Peregalli cria um cenário reconfortante, com estantes recheadas de livros antigos e cômodos interligados por passagens em arco. Onde encontrar a melhor culinária milanesa? No Ristorante A Santa Lucia (ASANTALUCIA.IT), que tem menu com pastas maravilhosas. Também não posso deixar de falar do Il Salumaio di Montenapoleone (ILSALUMAIODIMONTENAPOLEONE.IT) e novamente do Bice. Sim, sim, este é o meu preferido! Qual é a melhor galeria de arte da cidade? Nilufar (NILUFAR.COM) é um espaço que congrega arte contemporânea e design, com boas sacadas do vintage, a exemplo de Paul Lazlo e James Mont. Tem ainda a Fundação Prada (FONDAZIONEPRADA.ORG), o museu neorrenascentista Bagatti Valsecchi (MUSEOBAGATTIVALSECCHI.ORG) e a Accademia di Brera (ACCADEMIADIBRERA.MILANO.IT), com acervo incrível de Caravaggio. E amo drama, ou seja, amo Caravaggio! E um ótimo lugar para relaxar? Milão é por si só um templo para desestressar.

citrus fruit food fruit grapefruit plant produce glass alcohol beverage cocktail
food food presentation cooking pouring food
art person face head
Fotos: Divulgação.

É uma cidade intuitiva, com muitos monumentos e áreas para contemplar os entornos. Há alguma bebida imperdível para os visitantes provarem? O clássico aperol e, claro, o café e o cappuccino. Indico ir ao Sant Ambroeus (SANTAMBROEUS.COM), que tem ótima carta de coquetéis. Um lugar que qualquer pessoa que ama moda precisa visitar? Acredito que seja a Casa Cabana, que era a residência de infância de Martina Mondadori, idealizada por Renzo Mongiardino (CABANAMAGAZINE.COM). O lugar foi desenhado com cores quentes e combinações marcantes de texturas e padrões, e exibe muito artesanato, peças autorais e um olhar atemporal de curadoria. Onde você percebe a essência de Milão? Eu apostaria na pasticceria Cova (PASTICCERIACOVA.COM), fundada em 1817. O salão é pura sofisticação e o serviço fascina pela excelência. Onde sentir, ouvir e dançar? Teatro alla Scala (TEATROALLASCALA.ORG), óbvio, e a Galleria Vittorio Emanuele, construída entre 1865 e 1887, com idealização de Giuseppe Mengoni. É a cara de Milão! Qual é o passeio que os turistas não podem perder? Accademia di Brera. O que melhor define Milão para você? O design. @MARCOTOMASETTA_DD | @MONTABLANC

building dining room dining table furniture indoors table chandelier restaurant lighting chair
Foto: Divulgação.

Tags

Posts recomendados