Montblanc e Ferrari em parceria para a loucura dos colecionadores
As icônicas Montblanc e Ferrari combinam elegância e desempenho em uma caneta que já nasce para ser objeto de desejo dos colecionadores
Um luxo na palma da mão. A Montblanc Ferrari Stilema SP3 Limited Edition 599 é o novo instrumento de escrita lançado pelas duas empresas que têm muito mais que a sofisticação em comum. Tanto a Montblanc, fundada em 1906, na Alemanha, e pioneira na produção de canetas de qualidade, quanto a montadora italiana, que desde a década de 1940, produz veículos símbolos de elegância e de eficácia, se orgulham da produção artesanal dos seus produtos, feitos para durar e passar de geração para geração. Esses cuidados estão visíveis no lançamento exclusivo da parceria entre Montblanc e Ferrari. Inspirada no carro Daytona SP3, nome que evoca um dos feitos mais espetaculares da história da Ferrari – o pódio triplo na corrida de resistência 24 Horas de Daytona, em 1967 –, a caneta traz alto desempenho e design hi-tech. O ângulo da parte superior da tampa imita a forma como o nariz da Ferrari Daytona SP3 (veículo que integra a linha Icona, e chega aos 100 km/h em surpreendentes 2,85 segundos) corta o ar, enquanto os detalhes alinhados na parte dianteira e no cano são derivados das lâminas nos para-choques do carro, cujo desenho cria um jogo visual de claro e escuro, com barras que parecem desaparecer.
É importante destacar que a Montblanc Ferrari Stilema SP3 Limited Edition 599 tem como atributo o uso de um único material para a tampa e o corpo, o titânio leve. “Embora um instrumento de escrita tenha função e construção completamente diferentes de um carro, o nosso objetivo era idealizar algo que se alinhasse perfeitamente à filosofia e à linguagem do ‘Cavalo Empinado’, mesmo antes de suas qualidades técnicas serem reveladas. Juntamente com Flavio Manzoni, diretor de design da Ferrari, definimos uma nova família de itens, que mesclam perfeitamente as identidades da Ferrari e da Montblanc, ampliando os limites de inovação em nossas respectivas indústrias”, diz Nicolas Baretzki, CEO da Montblanc.
Enquanto o layout externo é guiado pela Ferrari, o “motor” da caneta tem o DNA da Montblanc. A pena de ouro branco 18 quilates, feita à mão em mais de trinta etapas, e o mecanismo de enchimento oculto que conduz a tinta até o papel, exibem a maestria dos artesãos da Montblanc. Em contrapartida, a grife também apresenta o recém-posicionado mecanismo de enchimento de tinta expressa. “Foi um desafio fascinante traduzir as proporções e a fluidez do Daytona SP3, com contornos ideais para a performance dinâmica que uma caneta necessita, sem sacrificar a qualidade da experiência de escrita. Nosso foco não foi apenas a forma, mas levou em consideração a função, enfatizando a sensação excepcional de segurar uma caneta-tinteiro de alto calibre. A tinta acompanha os movimentos rápidos da mão enquanto escreve, permitindo que os pensamentos fluam sem impedimentos”, explica Flavio Manzoni.
Assim como o carro que inspirou a caneta, a peça tem edição limitada a apenas 599 em todo o mundo. Por isso, os interessados devem ser tão velozes quanto os carros da escuderia!
CONFIRA OS DETALHES
Incorporando as linhas leves da Ferrari Daytona SP3, o mecanismo de enchimento de tinta foi escondido sob uma lâmina vermelha, semitransparente, cortando o corpo de titânio. Feito de ouro branco maciço, o mecanismo é revelado quando a lâmina é puxada para trás. Uma vez que o tanque está cheio de tinta e a lâmina travada, a Montblanc Ferrari Stilema SP3 está preparada para dar a largada e cumprir a sua missão de escrita. As poderosas marcas também ganham espaço nobre na caneta: o nome SP3 está gravado na pena, o cavalo símbolo da Ferrari surge estampado a laser na tampa, e o emblema da Montblanc mantém a tradição e ocupa o topo da tampa.
“DEFINIMOS uma NOVA FAMÍLIA de ITENS, que MESCLAM PERFEITAMENTE as IDENTIDADES da FERRARI e da MONTBLANC, AMPLIANDO os LIMITES de INOVAÇÃO em NOSSAS RESPECTIVAS INDÚSTRIAS”
– Niolas Baretzki , CEO da Montblanc