Ferrari de 1987 é vendida por R$ 25 milhões
O modelo é considerado um ícone da montadora italiana.
Ferraris antigas são raras, especialmente modelos clássicos e especiais! Por isso, o leilão que a Sotheby’s promoveu recentemente de uma Ferrari de 1987 foi tão simbólico para o mundo automobilístico e um marco para a história da famosa casa de leilão.
O modelo leiloado é icônico e um dos cinco exemplares que ainda existem no mundo. Os outros 3 pertencem à coleção privada da escuderia italiana.
O Evoluzione é uma variante de alto desempenho do primeiro supercarro moderno da Ferrari, o 288 GTO. O plano original era que ele entrasse para as corridas da Classe B em meados da década de 1980, mas a classe GT foi cancelada antes que isso pudesse acontecer. No entanto, o projeto avançou e resultou em um veículo que despontou em sua época.
Com uma carroceria projetada com fibra de vidro para manter o peso baixo, a Ferrari Evoluzione tem um grande spoiler traseiro de fibra de carbono e um estilo de pára-choques que é referência até os dias de hoje.
O desempenho aprimorado do carro não se deve apenas a um corpo mais aerodinâmico. Também foi equipado com um motor Tipo F114 CK equipado com turbos, cinco marchas e 650 cv. Graças à potência extra, o Evoluzione pode atingir uma velocidade máxima de 230 mph, tornando-o o mais rápido GT Ferrari construído durante a década.
Este exemplo em particular é o quarto dos cinco que foram construídos. Ele foi originalmente entregue ao piloto belga Jean “Beurlys” Blaton e passou pelas mãos do presidente executivo da Aston Martin, Lawrence Stroll, entre outros, nas décadas seguintes. Recentemente, recebeu uma manutenção e reforma completa, incluindo uma nova camada de Rosso Corsa, que custou € 133.000 (cerca de 677 mil reais)
O valor do carro da década de 80 comprado do leilão não foi revelado, mas especialistas especulam que pode ter chegado em 25 milhões de reais.