Nova Zelândia quer se tornar o primeiro país “livre do fumo”
O país aprovou uma leia histórica antifumo e faz parte de um projeto do governo que quer até 2025 tornar o país “livre do fumo”. Confira!
A Nova Zelândia aprovou uma leia histórica antifumo. A lei proíbe qualquer pessoa nascida a partir de 1º de janeiro de 2009 a comprar tabaco no país.
A proibição visa impedir que as futuras gerações fiquem viciadas em cigarro, e faz parte de um projeto do governo que quer até 2025 tornar o país “livre do fumo”. Para quem violar a nova regra, a punição prevista são multas de até NZ$ 150 mil (cerca de R$ 508 mil).
“Milhares de pessoas viverão vidas mais longas e saudáveis, e o sistema de saúde vai economizar US$ 5 bilhões por não precisar tratar as doenças causadas pelo fumo, como vários tipos de câncer, ataques cardíacos, derrames, amputações”, disse a ministra adjunta da Saúde, Ayesha Verrall, em comunicado.
O país na Oceania tem uma das menores taxas de tabagismo do mundo e registra uma queda no índice nos últimos 12 meses. No entanto, os neozelandeses enfrentam um outro problema: o aumento no uso de cigarro eletrônico. Dados oficiais mostram que 8,3% dos adultos da Nova Zelândia usam o "vape" - que não está incluindo na nova legislação - diariamente, contra 6,2% no ano passado.