Novo Lamborghini inova visualmente e dispensa para-brisa
Há apenas alguns meses do lançamento do Essenza SCV12, a Lamborghini traz novo modelo, um roadster cujo diferencial é a exclusividade, devendo ser encomendado pelos clientes. Ainda que voltado para a pista, o SC20 também pode ir para as ruas e conta com motor de ponta, o V-12 de 6,5 litros do Lambo, além de tração nas quatro rodas.
A forma da máquina se inspira no Diablo VT de 1999, no 2005 Concept S, no Aventador J de 2012 e no Veneno Roadster de 2014. O desenho de Mitja Borkert apresenta divisor dianteiro distinto, entradas de ar alongadas como as do Huracán GT3 Evo, e asa traseira de fibras de carbono com três configurações para variados níveis de downforce.
O tom de branco Bianco Fu da Lamborghini destaca a estética angular da máquina, enquanto os detalhes em Blu Cepheus do exterior acompanham o acabamento do interior, em contraste com o preto Nero Cosmos.
Com transmissão Independent Shifting Rod (ISR) de sete velocidades, as mudanças de marcha ocorrem em 50 milissegundos. A montadora ainda não divulgou as medições de desempenho, tais como a velocidade máxima e as taxas de aceleração.
A aparente falta de um para-brisa comprova o avanço da engenharia, com gerenciamento do fluxo de ar incorporado ao design da cabine, remetendo ao McLaren Elva, ao Ferrari Monza SP1 e SP2 e ao Aston Martin V12 Speedster. Sem dúvidas, esse é um dos elementos visuais mais marcantes do novo roadster da Lamborghini.