O escritório Zaha Hadid Architects construirá terminal futurista
Inspirado em uma placa mãe, o Terminal de Ulemiste foi projetado para conectar: Polônia, Lituânia e Letônia até 2026
O escritório Zaha Hadid Architects venceu um concurso internacional para projetar uma nova estação ferroviária, o Terminal de Ulemiste, que será construído na capital da Estônia, em Tallinn. O local terá um sistema ferroviário de última geração e foi projetado para conectar: Polônia, Lituânia e Letônia até 2026. A estação será o ponto de partida de uma linha que liga Tallin, Riga e Vilinius ao restante da ferroviária de alta velocidade.
As imagens da estação mostram um grande complexo futurista que se parece com uma placa-mãe de computador. O edifício foi projetado para funcionar como um centro de transporte para viajantes de todas as partes do mundo, com ligações para linhas de ônibus, trem e até para o aeroporto de Tallinn.
A geometria espacial da estação será concebida para a facilitar a circulação e facilitar a integração das diferentes linhas de transporte, cada uma se unindo em seu terminal. A ZHA também priorizou os pedestres que circulam na região e por isso o projeto também atua como uma ponte pública para a comunidade local.
Embora não tenha sido estabelecido um cronograma para a construção da estação, a renomada empresa de arquitetura afirmou que o processo de construção terá um sistema estrutural para que possa ser construído em fases, permitindo que a estação seja usada durante todo o processo de construção. Além disso, o terminal será erguido seguindo todos os padrões e diretrizes de sustentabilidade mundiais.