Os romances LGBTQIA+ de maior sucesso da nova geração
Confira os livros emocionantes, divertidos e delicados para mergulhar em universos cheios de amor.
Quem não se derrete com uma grande história de amor? Inevitavelmente, em grande parte dos romances LGBTQIA+ existe um drama épico: seja por dilemas de aceitação ou a dor do preconceito. Mas as questões desta comunidade vão além das histórias sobre “sair do armário” ou lutar contra a violência. Nesta matéria, você descobre enredos cheios de paixão, para você sentir aquele prazer inconsciente ao ler um final feliz.
1 - Heartstopper
A história nasceu na internet, em 2016, e logo os quadrinhos da escritora Alice Oseman se tornaram uma série de livros de enorme sucesso entre a nova geração. Charlie é um adolescente assumidamente gay, estudioso e tipicamente tímido. Nick é um jogador de rúgbi popular no colégio. Os dois desenvolvem uma amizade inusitada, que deixa Charlie inseguro em se apaixonar por um garoto hétero e Nick com dúvidas sobre seus sentimentos. A grande novidade é que os livros ganharam uma adaptação para a Netflix, que irá estrear ainda em 2022.
2 - Conectadas
Da escritora brasileira Clara Alves, “Conectadas” traz Ayla e Raíssa, duas garotas gamers que se conhecem num jogo on-line e logo sentem uma grande conexão. O livro conta o drama de um amor virtual e a chance dele se concretizar em uma feira de games em São Paulo - se não fosse por um detalhe importante… Raíssa joga com um avatar masculino e Ayla não sabe sobre estar conversando com uma outra menina. A história promete muita emoção e reflete sobre as relações que criamos na internet.
3 - Com Amor, Simon
Ainda sobre relações virtuais, “Com Amor, Simon” ficou conhecido depois de ganhar um filme homônimo em 2018 e uma série derivada: “Com Amor, Victor” em 2020. Simon é um adolescente que não costuma conversar sobre ser gay e questiona sobre a necessidade de falar sobre sua sexualidade. Quando ele começa a trocar e-mails com um garoto misterioso do seu colégio, suas conversas são descobertas e ele precisará enfrentar uma chantagem. Além das adaptação para o cinema e TV, ganhou a continuação “Com Amor, Creekwood”.
4 - Um Milhão de Finais Felizes
O escritor Victor Martins coleciona grandes êxitos na literatura juvenil com seu livro “Quinze Dias” e consagra mais um sucesso com “Um milhão de finais felizes”. Na história, Jonas é um jovem inseguro que precisa lidar com a sua mãe religiosa e seu pai conservador. Uma reviravolta acontece depois que ele conhece Arthur e que precisará enfrentar as expectativas criadas por seus pais para sua vida.
5 - Os Sete Maridos de Evelyn Hugo
Esta trama envolvente e profunda, conquista seus leitores na mesma proporção que os faz indicá-la como surpreendente. A autora Taylor Jenkins Reid, revela Evelyn Hugo, uma famosa atriz dos anos 50, que decide contar sua história à jornalista iniciante Monique Grant. Apesar do título, o enredo aborda além dos matrimônios de Evelyn, refletindo sobre o preço da fama e o valor de ser você mesmo.
6 - Me Chame Pelo Seu Nome
O livro que inspirou o ganhador do Oscar de “Melhor Roteiro Adaptado” em 2018, é um romance delicado que se passa em uma vila italiana. Elio é um jovem, filho de um professor universitário, que recebe Oliver, um aluno de seu pai, durante a temporada de verão. A relação dos dois se inicia cheia de atritos e aos poucos se revela um romance intenso e magnético. A história de André Aciman se tornou marcante na cultura pop, conquistou uma enorme base de fãs e ganhou um desfecho na sequência “Me Encontre”.
7 - Vermelho, Branco e Sangue Azul
O atual romance mais vendido na Amazon, traz a surpreendente paixão entre o filho da presidenta dos Estados Unidos e o príncipe da Inglaterra. Cheios de riscos e conflitos políticos, as duas figuras mundiais vivem esse amor proibido com muitas aventuras e empatia. No ano passado foi confirmado que “Vermelho, Branco e Sangue Azul”, de Casey McQuiston, ganhará uma adaptação para o cinema. Já estamos ansiosos!