Pele masculina: Qual é o protetor solar certo para você?
O Dr. Amilton Macedo fala sobre a proteção solar para a pele masculina.
Os homens têm cada vez mais se importado com a aparência e saúde, incluindo a pele, cabelo e barba. No entanto, produtos como o protetor solar, que deveriam fazer parte da rotina de cuidados de todos por sua série de benefícios à pele, dentre eles a prevenção de manchas solares, melasmas, queimaduras, envelhecimento precoce e o câncer de pele, acaba se tornando um empecilho para a maioria dos homens, por não encontrarem a fórmula mais adequada para sua pele e estilo de vida.
Mas qual é o filtro ideal para o seu caso? O Dr. Amilton Macedo, médico que atua na área de medicina preventiva há mais de 28 anos e é responsável pela saúde da pele de nomes como Ana Hickmann, Izabel Goulart, Fiuk, Alexandre Correia, Matheus Mazzafera, entre outros, listou todas as informações essenciais para você saber qual o protetor solar para o seu tipo de pele e quais texturas são mais eficazes.
“O primeiro passo é se atentar ao FPS, é importante que o nível de proteção seja a partir de 30. Escolher o produto de acordo com o seu tipo de pele também fará toda diferença”, explica o dermatologista. Segundo o dermatologista, para garantir a proteção da pele contra os raios ultravioleta, também é importante aplicar o filtro solar corretamente, aplicando uma camada uniforme, que deve ser reaplicada a cada 2 horas de exposição solar ou após o contato com a água do mar ou da piscina, por exemplo.
Uma das principais causas da desistência do uso de um protetor solar é a textura e o tipo do produto. Isso porque a maioria dos homens tendem a ter a pele mais oleosa e querem apostar num produto que tenha textura seca, toque limpo, que tenha uma sensação confortável e que segure a oleosidade durante todo o dia. “Para evitar o desconforto ao usar o protetor solar é muito importante saber escolher o protetor mais adequado para você. Para isso, conheça quais são as texturas e tipos dos produtos”, explica Amilton.
- Confira os tipos de produto:
Oil free: essa é a textura que não possui óleo em sua composição, o que significa que é mais indicado para os homens que têm a pele oleosa, mista ou acneica.
Cremoso: um produto cremoso é aquele que possui uma textura mais hidratante. Ideal para a pele seca ou que está ressecada.
Toque seco: garante um efeito matificante que deixa a pele mais sequinha e lisa. Por isso, é mais indicado para quem tem tendência maior à oleosidade.
“Além disso, o homem também pode optar pela versão com cor, que oferece uma barreira física que tem a ação de proteger a pele contra a radiação solar e a luz visível, emitida pelo celular, aparelhos eletrônicos e lâmpadas, principalmente aqueles que possuem melasma. E a sem cor, que protege a pele, apenas conta a radiação solar”, explica Amilton Macedo.