Edith Head: a brilhante figurinista que inspirou a personagem Edna Moda
Inspiração por trás da personagem Edna Moda, em ‘Os Incríveis’, Edith Head era figurinista, ícone de estilo pessoal, designer e estilista
Edith Head era uma das figurinistas de maiores sucessos e uma das maiores vencedoras do Oscar, ícone de estilo pessoal, designer e estilista. E ainda foi inspiração para o próprio universo cinematográfico com Edna Moda, em ‘Os Incríveis’, onde fez história por vários anos.
Nascida em 1897, sua trajetória começou em uma sala de aula como professora de francês, até se encontrar nos bastidores do cinema como um sketch artist na Paramount Pictures. E a partir deste momento, ela ultrapassou mais ainda as barreiras do sucesso.
Então, em 1933, a estilista teve seu primeiro crédito como figurinista solo em um filme, e logo se tornou, em 1938, a Figurinista Chefe na Paramount. Se manteve neste cargo até 1966, momento em que a Paramount foi vendida, e Edith conquistou o espaço de designer chefe na Universal Studios.
Durante os anos 40, 50 e 60, Edith Head foi indicada a incríveis 35 prêmios do Oscar, conquistando 8 Oscars de Melhor Figurino, e 2 deles no mesmo com os filmes ainda divididos na categoria de com e sem cor. Ela ocupa o posto de mulher com mais estatuetas na história da premiação.
Edith trabalhou em mais de mil filmes, projetou uniformes para American Worlds e desenhou os uniformes femininos da guarda costeira americana. Além de ter sido grande inspiração para a personagem Edna Moda, em ‘Os Incríveis’, uma das mais queridas personagens de filmes infantis. Por ser uma das maiores referências fashion do mundo, e por seu estilo pessoal icônico já aos 26 anos, seus óculos característicos e personalidade forte foram as inspirações para a criação da personagem.
Queridinha das celebridades e estrelas de Hollywood, Edith vestia todas divas do cinema com peças glamourosas, onde atingiu um sucesso mundial na cultura pop. Algumas delas atemporais e referências até aos tempos atuais, como Audrey Hepburn, Marilyn Monroe e Elizabeth Taylor. Outras estrelas que ela também vestiu foram: Grace Kelly, Cary Grant, Lana Turner, Paul Newman Wayne, Steve McQueen e Marlene Dietrich.
Sem dúvidas, Edith Head segue sendo referência não só no universo fashion e cinematográfico, mas também artístico. Ao enfrentar barreiras e limites como mulher na década de 40, e revolucionar a história das figurinistas.
Confira os figurinos e os filmes que garantiram suas estatuetas:
‘Tarde Demais’ - 1950
‘A Malvada’ - 1951
‘Sansão e Dalila’ - 1951
‘Um Lugar ao Sol’ - 1952
‘A Princesa e o Plebeu’ - 1954
‘Sabrina’ - 1955
‘O Jogo Proibido do Amor’ - 1961