Príncipe da Dinamarca está chocado com decisão da avó
O príncipe Nikolai da Dinamarca está passando por um drama pessoal após ter seu título de príncipe retirado pela própria avó, a Rainha Margrethe.
O príncipe Nikolai da Dinamarca está passando por um drama pessoal após ter seu título de príncipe retirado pela própria avó, a Rainha Margrethe II. Nikolai tem 23 anos e é o mais velho dos quatro outros príncipes que também foram destituídos do título. Revoltado com a decisão, o ex-príncipe expressou sua decepção pela medida e afirmou estar 'triste, chocado e confuso'.
Famoso por também ser modelo, o neto da rainha ainda revelou que sua mãe está do seu lado e disse que 'não há nenhuma boa razão' para a mudança.
Aos 82 anos, a rainha afirmou tenta tirar o peso das obrigações reais das costas dos quatro netos, que hierarquicamente estão longe do trono - ocupando atualmente do 7º ao 10º lugar na linha sucessória
O príncipe Joachim, pai dos netos da rainha que tiveram seus títulos retirados - Nikolai, 23, Felix, 20, e Henrik, 13, e a filha Athena, 10 -, resolveu quebrar o silêncio sobre o caso. "Estamos todos muito tristes. Nunca é divertido ver seus filhos sendo maltratados assim. Eles se encontram em uma situação que não entendem. Recebi um aviso prévio de cinco dias para dizer aos meus filhos que no Ano Novo sua identidade será tirada deles. Lamento muito, muito ver eles sem entender o que está acontecendo sobre suas cabeças", disse ele ao jornal nacional "Ekstra Bladet".
Em uma declaração oficial, o palácio insistiu que o anúncio não deveria ter sido uma surpresa. "Como a rainha afirmou ontem, a decisão demorou muito para chegar. Entendemos que há muitas emoções em jogo no momento, mas esperamos que o desejo da rainha de preparar o Palácio Real para o futuro seja respeitado"
"Com sua decisão, Sua Majestade a Rainha deseja criar a estrutura para que os quatro netos possam moldar suas próprias vidas em uma extensão muito maior, sem serem limitados pelas considerações e deveres especiais que uma afiliação formal à Casa Real da Dinamarca como uma instituição envolve. A decisão da rainha está alinhada com ajustes semelhantes que outras casas reais fizeram de várias maneiras nos últimos anos", acrescentou o palácio