Príncipe William esteve na reabertura da Catedral de Notre-Dame
Herdeiro do trono inglês marcou presença ao lado de autoridades na construção icônica francesa
No último sábado (07.12), Príncipe William esteve na reabertura da Catedral de Notre-Dame de Paris. Devido a um incêndio devastador em 2019, a construção, considerada uma das maiores igrejas do Ocidente, ficou cinco anos fechada para restauração. Depois de comparecer ao tradicional concerto de Natal de Kate Middleton, sua esposa, o herdeiro do trono inglês viajou à capital francesa poucas horas depois para a cerimônia comemorativa.
Em Paris, o Príncipe de Gales estava representando Rei Charles III, seu pai, que está em reclusão devido ao tratamento de câncer. O herdeiro também encontrou líderes mundiais, como o presidente francês Emmanuel Macron, Brigitte Macron, primeira dama da França, além da primeira-dama americana Jill Biden. Entre os convidados do meio artístico, a cantora, modelo e ex-primeira-dama Carla Bruni também marcou presença ao lado do marido Nicolas Sarkozy.
A reunião contou com a apresentação do coral de jovens e a esperada reinauguração do grande órgão. Com mais de três séculos de idade, o instrumento foi desmontado e restaurado. Em momento emocionante, os convidados da cerimônia receberam com aplausos os bombeiros que trabalharam para controlar o fogo de Notre-Dame. Não houve registro de mortes decorrentes do incêndio.
Em discurso, o presidente Emmanuel Macron prestou uma homenagem ao trabalho realizado para a recuperação do local. Ele expressou a "gratidão da nação francesa a todos aqueles que salvaram, ajudaram e reconstruíram a Notre-Dame de Paris".
Príncipe William também reconheceu a importância da reabertura da construção histórica em seu perfil oficial no Instagram. “Um evento maravilhoso para comemorar a reabertura de @notredamedeparis. É uma conquista imensa renovar um edifício tão bonito e culturalmente importante. Obrigado e parabéns a todos que fizeram parte deste projeto”, legendou ele na imagem ao lado do presidente francês Emmanuel Macron e da primeira-dama francesa.
Esta não é a primeira vez que Príncipe William representa o pai em compromissos reais. Em junho deste ano, ele participou das comemorações do 80º aniversário do Dia D. No ano passado, Rei Charles III visitou a construção histórica durante uma visita de Estado à França. Na época, ele teve a oportunidade de ver de perto a manualidade dos trabalhos envolvidos na restauração da catedral icônica.
O diagnóstico de câncer de Rei Charles III foi revelado no início deste ano, assim como ocorreu com Kate Middleton que declarou estar encerrado o tratamento e volta aos compromissos reais com o tempo.
De acordo com o portal americano Daily Beast, em abril deste ano, fontes próximas aos bastidores da Casa de Windsor afirmaram que o estado de saúde do rei preocupava a família e a equipe médica. Ainda segundo a publicação, o roteiro de funeral de Charles III seria atualizado com frequência pelo palácio.