Príncipe William menciona o irmão Harry após desavença
Herdeiro do trono inglês se recordou de experiência em projeto social com Princesa Diana em novo documentário
Em trecho de documentário exibido no último sábado (26.10), Príncipe William menciona o irmão, Harry, ao relembrar de uma memória de infância que inclui sua mãe, a Princesa Diana em visita a projeto social no Reino Unido.
Prince William: We Can End Homelessness (em português, Príncipe William: Podemos Acabar com a Falta de Moradia) tem estreia prevista para os dias 30 e 31 de outubro no Reino Unido. Na produção audiovisual, anunciada há tempos nas redes sociais do herdeiro do trono real inglês, Príncipe William explicou como entrou em contato com o problema social. Segundo ele, sua mãe, Princesa Diana, levou seu irmão e ele à The Passage, instituição de caridade que presta auxílio a moradores de rua.
"Minha mãe me levou ao The Passage. Harry e eu fomos lá. Eu devia ter uns 11 anos na época, talvez 10. Nunca tinha ido a algum lugar assim antes. Eu estava um pouco ansioso, não sabia o que esperar", disse William para o documentário. "Minha mãe fez como sempre fazia: deixou todos relaxados com risadas e brincando com todo mundo", ele disse. "Lembro de pensar na época: 'todos lá não têm onde morar, eles devem estar bem tristes'. Mas era incrível o quão feliz estava o ambiente", declarou Príncipe William que é patrono e visita a instituição com regularidade desde 2019.
Para uma entrevista à Newsweek em 2017, Harry também falou sobre a experiência na instituição. "Minha mãe teve um papel importante em me mostrar uma vida comum, incluindo eu e meu irmão para ver os moradores de rua. Não estamos completamente isolados. As pessoas ficariam impressionadas com a vida comum que William e eu vivemos", declarou ele na época.
Segundo a revista People, esta é a primeira vez que Príncipe William faz uma menção pública a Harry após a desavença dos irmãos. Em 2020, eles se desentenderam gravemente quando Harry decidiu deixar suas funções reais e se mudou para a Califórnia, nos Estados Unidos, com a esposa Meghan Markle. Ainda segundo a publicação americana, o conflito entre os herdeiros começou antes disso. Em 2016, William demonstrava sinais de que estaria preocupado com a rápida evolução do relacionamento entre Harry e Meghan.
A última vez que os irmãos aparecerem juntos foi durante a missa pela morte de Robert Fellowers, cunhado de Diana. A partir desse episódio, a imprensa internacional tem apontado que eles não se falaram durante a cerimônia.
O documentário de William acompanhará o lançamento do projeto Homewards pelo Reino Unido, assim como o cotidiano daqueles que enfrentam a falta de moradia ou que já viveram a experiência com o problema. A produção audiovisual também contará com líderes do programa e outras iniciativas individuais no país.