Rainha Elizabeth remove todos os títulos do Príncipe Andrew
A decisão da Rainha Elizabet aconteceu na sequencia da justica dos Estados Unidos seguir o processo contra Andrew por abuso sexual.
Após diversas polêmicas e acusações de abuso sexual, a Rainha Elizabeth II removeu uma série de títulos militares e patrocínios reais do Príncipe Andrew. A atitude do monarca foi divulgada pelo Palácio de Buckingham e marca uma decisão histórica da realeza britânica.
A decisão aconteceu na sequencia da justica dos Estados Unidos seguir o processo contra o filho do Rainha por abuso sexual.
“Com a aprovação e o acordo da rainha, os patrocínios militares e reais do duque de York foram devolvidos à rainha”, disse o Palácio de Buckingham, em comunicado.
“O duque de York continuará a não assumir nenhuma função pública e está defendendo o caso como cidadão privado”, afirmou o comunicado divulgado pelo palácio.
Elizabeth decidiu fazer a mudança poucas horas depois que recebeu uma carta aberta onde mais de 150 importantes veteranos militares pediam para que ela retirasse todos os cargos militares honorários de Andrew. Além de falarem que estavam “chateados e com raiva”, os oficiais declararam que era insustentável que o príncipe seguisse com tais posições. “Se este fosse outro oficial militar de alto escalão, é inconcebível que ele ainda estivesse no cargo”.
Desde 2019, o príncipe enfrenta uma batala judicial com Virginia Giuffre, que relata ter sido obrigada a ter relações sexuais com Andrew quando tinha 17 anos. Por sua vez, o membro da realeza nega as acusações. Seus advogados tentaram a anulação do processo, mas a justiça de Nova York negou e seguirá, decisão que pesou muito para rainha retirar os títulos de Andrew.