Realeza: príncipe de 22 anos morre por doença rara
Luto na realeza! O príncipe Frederik de Nassau, da família real de Luxemburgo, morreu aos 22 anos
O príncipe Frederik de Nassau morreu aos 22 anos devido a uma doença mitocondrial ligada ao gene PolG. O filho caçula do príncipe Roberto de Luxemburgo e da princesa Julie de Nassau faria aniversário no dia 18 de março.
A morte foi confirmada pelos pais do príncipe através de uma publicação no site da Fundação POLG, fundada por Frederik. No comunicado, a família afirmou que o jovem morreu no dia 28 de fevereiro.
"Após presentear cada um de nós com suas despedidas — algumas gentis, outras sábias, algumas até instrutivas — no verdadeiro estilo de Frederik, ele nos deixou, coletivamente, com uma última piada de família, uma tradição de longa data. Mesmo em seus últimos momentos, seu humor e sua compaixão sem limites nos proporcionaram uma última risada, que ficará em nossas memórias e nos dará força", escreveram os príncipes.
Frederik foi diagnosticado com a síndrome quando tinha apenas 14 anos. Seus sintomas começaram a se manifestar de maneira mais evidente com o passar do tempo. Segundo informações dadas pela Fundação POLG, a doença é difícil de ser diagnosticada e não possui tratamento ou cura.
A POLG é descrita como um "distúrbio mitocondrial genético que compromete a energia das células do corpo, levando à falência progressiva de vários órgãos, incluindo cérebro, nervos, fígado, intestinos, músculos, e afetando funções essenciais como deglutição e visão", segundo a fundação.