Rei Charles é ungido com cera intestinal de baleia?
Apesar da tradição, Charles e Camilla não usaram o óleo de origem animal. Saiba qual foi escolhido para ungir Rei e Rainha.
O rei Charles III e a rainha consorte Camilla optaram por um óleo especial para serem ungidos na coroação do monarca, que acontece hoje (6). O azeite foi benzido em Jerusalém, na Igreja do Santo Sepulcro.
Conforme informado pelo site Insider, o uso da substância oleosa rompe com a tradição de reis anteriores, cuja unção foi feita com óleo de âmbar-cinza, de origem animal. Essa substância provém da cera intestinal de baleias cachalote, e chega a conter secreções do pequeno mamífero civeta (Paradoxurus hermaphroditus).
A substituição, porém, não torna a unção menos especial e singular. Segundo comunicado divulgado no site da Família Real Britânica, o óleo foi consagrado pelo Patriarca de Jerusalém, Teófilo III, e pelo Arcebispo Anglicano Hosam Naoum.
Justin Welby, arcebispo de Canterbury e líder da Igreja da Inglaterra, informou que o óleo “reflete a conexão familiar pessoal do Rei com a Terra Santa e seu grande cuidado por seus povos”. O momento da unção é o único ritual que escapará aos olhos da televisão e da internet, protegido por um dossel repleto de significados religiosos. O azeite foi criado com azeitonas colhidas em dois olivais no Monte das Oliveiras, no Mosteiro da Ascensão e no Mosteiro de Maria Madalena.