Shake à base de ar revoluciona alimentação
A Air Company, empresa que produziu o shake, fica em Nova York, e revelou alguns detalhes do processo
Shake feito com base de ar? Parece ficção científica, mas não é. Uma das grandes preocupações dos cientistas em relação ao cotidiano dos astronautas é a alimentação deles quando estão no espaço. É preciso ser criativo e respeitar uma série de questões quando se produz os alimentos ingeridos por eles. Por isso, a NASA - Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço dos Estados Unidos - abriu um concurso para ideias tecnológicas que atendem aos requisitos e necessidades alimentares dos astronautas.
No concurso, um dos produtos finalistas é um shake nutritivo cujo ingrediente base é a respiração humana. A Air Company, empresa que produziu o shake, fica em Nova York, e revelou que o processo consiste em reciclar o dióxido de carbono exalado pelos astronautas para desenvolver nutrientes à base de fermento para shakes de proteína.
Stafford Sheehan, cofundador da empresa, afirmou ter modificado uma invenção sua para conseguir produzir proteínas, carboidratos e gorduras comestíveis a partir do mesmo sistema. A bebida de proteína tem a consistência de um shake de proteína de soro de leite e um “sabor doce, quase maltado”.