NASA: Tudo que você precisa saber sobre a Artemis I
Missão visa testar recursos para futuros projetos da Nasa, como o uso da espaçonave Orion em viagens tripuladas.
A Artemis I passou por problemas técnicos que causaram o adiamento da missão no passado. O principal deles foi uma falha no resfriamento do motor nº 3 do estágio central, de modo que a temperatura de cerca de -215ºC não foi atingida. Tal resfriamento é necessário para que não haja um choque térmico provocado pela circulação do combustível, cuja temperatura criogênica é de -253ºC. Para resolver essa questão, a Nasa antecipará o resfriamento do motor no cronograma de lançamento.
Outros dois problemas já foram resolvidos, um deles com uma válvula de equalização da pressão no estágio central, e outro com um vazamento de hidrogênio no mecanismo de desconexão rápida de uma linha que leva o material também para o estágio central.
Um dos objetivos da Artemis I em seu voo de longa duração ao redor da Lua é testar a cápsula Orion a ser utilizada, futuramente, em viagens tripuladas. Outras finalidades são o teste do escudo térmico da Orion, que precisará proteger a nave do calor durante a reentrada na atmosfera, e dos procedimentos de resgate da tripulação e da nave após o pouso, bem como dos sistemas de comunicação e suporte de vida.
Para aferir os efeitos da aceleração, radiação e vibração nos tripulantes, será utilizado um boneco, nomeado de Capitão Moonikin Campos como forma de homenagear o engenheiro elétrico Arturo Campos, cujo papel no retorno em segurança à Terra da missão Apollo 13 foi fundamental.
Além dele, serão enviados dois torsos femininos, chamados de Helga e Zohar, com o intuito de verificar a eficácia do traje projetado para proteger as mulheres da radiação espacial. Um deles vestirá o traje e o outro não, assim será possível comparar as diferenças.
O lançamento da missão Artemis II está previsto para maio de 2024, da qual participarão três pilotos estadunidenses e um canadense. A viagem será de dez dias ao redos da Lua. Já o pouso na superfície lunar só deverá ocorrer na missão Artemis III, a partir de 2025. Além dessas, outras cinco missões estão previstas.
O lançamento da Artemis I poderá ser acompanhado hoje ao vivo no canal de YouTube da Nasa, com início às 13h15 (horário de Brasília). Às 23h15 poderão ser transmitidas as primeiras imagens da Terra vistas a partir da espaçonave.