São Paulo a Paris em apenas duas horas? Conheça o novo supersônico
Viajar até sete vezes mais rápido do que viajamos hoje pode ser uma realidade não tão distante assim, de acordo com a empresa de aviação dos Estados Unidos “Aerion”. Seu novo supersônico, o Aerion AS3 chega a 6.200 quilômetros por hora. A fins de comparação, a velocidade que um Boeing 747 pode alcançar é de 933 quilômetros por hora. Isso significa poder ir de São Paulo a Paris em apenas duas horas, menos de um quinto do tempo que levamos atualmente; ou ainda poder se deslocar de Tóquio a Los Angeles em apenas 3 horas ao invés de 12.
A limitação de passageiros ainda é pequena: apenas 50 pessoas poderão voar por vez por cerca de 13 mil quilômetros de distância. A previsão é de que o jato chegue ao mercado em meados de 2026. Mas antes do AS3 ainda, a empresa pretende lançar para testes em 2024 o AS2, uma versão menor para no máximo 12 pessoas.
Sabia que o AS3 não é o primeiro avião supersônico para transporte de passageiros existente? Na década de 1960 surgiu o Concorde, avião que chegava a mais de 2 mil quilômetros por hora! O principal obstáculo para que o antecessor do AS3 não decolasse era o seu preço elevado e a falta de conforto. Para que o voo desse lucro, era preciso que mais de 90% dos assentos estivessem ocupados por passageiros, mas a média de ocupação era de pouco mais de cerca de 50%.
Os voos realizados por apenas 20 aviões Concorde foram de responsabilidade das companhias Air France e British Airways. Em 2003 o modelo foi abandonado por causa de alguns acidentes ocorridos (sendo que até então ele era considerado seguro) e por não ser muito viável economicamente.