TAG Heuer e Porsche: duas histórias, uma parceria incrível
A TAG Heuer, fabricante suíça de relógios de luxo, e a Porsche, fabricante alemã de veículos esportivos, unem forças para uma parceria mais do que especial. Movidos por uma história em comum de inovação e automobilismo em sua essência e liderados por famílias visionárias cujos valores de empreendedorismo, precisão e desempenho os impulsionaram para a liderança de suas respectivas indústrias.
De competições até o desenvolvimento de produtos, um novo relógio foi revelado como primeira celebração dessa colaboração, o TAG Heuer Carrera Porsche Chronograph.
“A TAG Heuer e a Porsche têm uma história e valores em comum, é claro, mas, o mais importante, é compartilharmos uma atitude. Como a Porsche, somos revolucionários natos, sempre em busca do alto desempenho. Com essa aliança, a TAG Heuer e a Porsche se unem finalmente, de forma oficial, após décadas de encontros próximos, e criarão experiências e produtos inigualáveis para clientes e fãs que são apaixonados tanto por nossas marcas, quanto por aquilo que representamos.” afirma o CEO da TAG Heuer, Frédéric Arnault.
O TAG Heuer Carrera Porsche Chronograph é um requintado exemplo de coordenação, cooperação e colaboração. Baseado no design do Carrera Sport Chronograph da TAG Heuer, com sua distinta escala de taquímetro gravada no bezel, ele introduz uma série de características inspiradas na essência do design da Porsche. Uma atraente união de dois ícones de desempenho, qualidade e inovação, esse cronógrafo é a mistura perfeita dos universos Porsche e TAG Heuer, refletindo a excelência dos dois nomes sem diluir a essência de nenhum deles.
A inscrição gravada da Porsche é visível no bezel e seu tipo de letra inconfundível também é usado para os índices. As cores vermelho, preto e cinza da Porsche — que também aludem aos modelos Heuer históricos — são incorporadas em todo o relógio e o rotor, que foi recriado como homenagem afetuosa ao célebre volante da Porsche, é bem visível através do fundo da caixa de cristal transparente, apresentando as impressões “Porsche” e “TAG Heuer”. O efeito asfáltico do mostrador, criado especialmente para esse relógio, expressa perfeitamente uma paixão pela estrada, enquanto os numerais árabes evocam os números no painel dos luxuosos veículos esportivos da Porsche.
Esse revolucionário relógio é apresentado em uma pulseira suave de couro de bezerro com costura inovadora, que reflete o interior de um Porsche, ou em uma pulseira interlock, refletindo o design aerodinâmico de corrida. No centro desse impressionante relógio está o movimento manufaturado Calibre Heuer 02, desenvolvido internamente, com uma impressionante reserva de marcha de 80 horas. A embreagem vertical do mecanismo do cronógrafo e a roda de coluna demonstram a demanda inflexível das marcas pela precisão absoluta.
Duas histórias, uma paixão
A TAG Heuer e a Porsche têm inúmeras coisas em comum e, por mais de meio século, suas histórias se entrelaçaram de formas complexas e intrigantes. Desde suas ricas histórias e reputações pela inovação, até tecnologias de vanguarda, uma mentalidade poderosa e independente, e um talento nato para o design.
Os verdadeiros pilares da nova parceria são, contudo, os descendentes dos pais fundadores das marcas. O filho de Ferdinand Porsche, Ferdinand Anton Ernst, também conhecido por Ferry, juntou-se ao escritório de engenharia de automóveis de seu pai em 1931, com 22 anos de idade, e fundou, em 1948, a marca de automóveis que carrega o nome da família. Dentro de alguns anos, o nome Porsche estaria associado ao sucesso na pista de corrida em todo o mundo — incluindo uma vitória da classe na corrida Carrera Panamericana de 1954. Como homenagem à sua participação bem-sucedida, a Porsche designou seu motor mais potente na época como o “Carrera”.
O bisneto de Edouard Heuer, Jack, liderou a empresa de sua família por décadas. Em 1963, ele criou o primeiro cronógrafo Heuer Carrera, concebido para que os motoristas olhassem as horas rapidamente no calor do momento. Esse relógio inovador e os modelos Carrera mais poderosos da Porsche uniram a Porsche e a Heuer — pela primeira vez — no espírito do Carrera (a palavra carrera significa “corrida” em espanhol), que representava a ambição, velocidade e excelência técnica.
Jack Heuer também foi responsável pelo Heuer Monaco, o primeiro relógio cronógrafo automático com mostrador quadrado e resistente à água. Seu nome remetia ao Grande Prêmio do Mônaco, assim como ao renomado Rally de Monte Carlo do Principado, o qual a Porsche ganhou por três anos consecutivos, de 1968 a 1970, com seu modelo 911 característico. Assim como o Porsche 911 fizera com os automóveis, com sua caixa distinta, mostrador azul metálico, ponteiro dos segundos vermelho e coroa posicionada no lado esquerdo da caixa, o Heuer Monaco quebrou os códigos de design familiares da relojoaria tradicional. As inovações do Heuer Monaco tinham tido um custo financeiro significativo e, como alternativa a uma campanha publicitária dispendiosa, Jack Heuer fortaleceu ainda mais a conexão de sua marca com a Porsche, por meio de um patrocínio criativo com o piloto de corrida e concessionário da Porsche, Jo Siffert, natural da cidade suíça de Friburgo. Em 2005, na estreia do filme Jo Siffert: Live Fast – Die Young, Jack Heuer recordou os termos de seu contrato: “Em troca de CHF 25.000, ele colocaria nosso logotipo em seu carro e fato. Além disso, ele poderia adquirir nossos relógios a preços de atacado e voltar a vendê-los a seus amigos de corrida com um lucro considerável, o que ele fez com grande sucesso, pois metade do paddock de F1 estava usando relógios Heuer no final da temporada de 1969!” Foi essa conexão que levou Steve McQueen a usar o logotipo Heuer em seu fato de corrida durante a filmagem de Le Mans, em 1970, na qual ele dirigiu um Porsche 917. Na época, o enigmático ator americano afirmou: “Eu dirijo o mesmo carro que Jo Siffert e quero usar o mesmo fato que ele.”
Existia outra conexão importante — e mais formal — entre a Porsche e a Heuer ou, mais precisamente, a TAG Heuer, o nome assumido pela marca de relógios suíça quando foi vendida ao Grupo TAG em meados da década de 1980. Juntas, as marcas desenvolveram e produziram o motor TAG-Porsche, o qual permitiu à equipe McLaren ganhar três títulos mundiais consecutivos de Fórmula 1: um com Niki Lauda, em 1984, e dois com Alain Prost, em 1985 e 1986. Em 1999, a parceria ficou ainda mais forte, com eventos como as competições Porsche Carrera Cup e Supercup, seguidas do Campeonato Mundial de Resistência — e mais ainda estava por vir. Como parceiro fundador do campeonato de Fórmula E, a TAG Heuer ajudou a elevar o perfil das emocionantes corridas de monolugares em carros elétricos. A Porsche criou sua própria equipe de Fórmula E com a TAG Heuer, sua parceira titular e de cronometragem em 2019, assinalando um ponto de partida para uma colaboração ainda mais poderosa e extensiva. E, em 2021, essa “bela amizade” se tornou uma parceria oficial de marcas, celebrada por um relógio de edição especial que declara orgulhosamente: “Valeu a pena esperar!”
Novas parcerias esportivas para 2021 em diante já estão nos planos. Juntamente com o TAG Heuer Carrera Porsche Chronograph, para este ano teremos um rico portfólio de projetos que refletem o compromisso com os esportes de precisão e velocidade - assim como competições emocionantes de automobilismo.
As duas marcas também compartilham uma paixão por dois outros esportes populares, o golfe e o tênis. O golfe tem sido um ponto central dos desenvolvimentos dos relógios TAG Heuer Connected nos últimos anos, com o aplicativo TAG Heuer Golf, oferecendo a melhor experiência da categoria para centenas de milhares de jogadores. A Porsche também está realizando suas próprias atividades de golfe, como a Porsche Golf Cup World Final, e é patrocinadora do Porsche European Open desde 2015, aos quais a TAG Heuer se juntará.
O apoio da Porsche ao tênis inclui seu próprio torneio, o Porsche Tennis Grand Prix, em Estugarda, do qual a TAG Heuer será o patrocinador oficial de cronometragem, relógios e cronógrafos vanguardistas, e que apresenta algumas das jogadoras mais talentosas no jogo. Isso surge como continuação natural da já proeminente presença da TAG Heuer nos eventos ATP Next Gen e através de parcerias com uma série de talentos em ascensão.