Luxo, tecnologia e inovação: Roll Royce lança primeiro carro totalmente elétrico
Valeu a pena esperar! Enquanto outras empresas automobilísticas lançavam-se ao desafio de tornar seus carros elétricos nos últimos anos, a Rolls-Royce não parecia querer abandonar seus modelos com motores à combustão. Embora ainda não tenha uma estratégia declarada de eletrificação de seus veículos, a subsidiária da BMW pretende lançar seu primeiro modelo movido a bateria.
A Rolls-Royce até já cogitou produzir uma variante elétrica de um de seus modelos, mas descartou a fase de hibridização e está determinada a desenvolver um veículo 100% elétrico, dada a determinação do Reino Unido de proibir a venda de carros a gasolina e diesel a partir de 2030 e de permitir híbridos recarregáveis até 2035.
O sedã, cujo nome provavelmente será Silente Shadow, parte da experiência adquirida pela BMW com sua linha “i”, e deverá compartilhar da plataforma do modelo i7 da BMW. Os testes da plataforma em um protótipo Phantom já se iniciaram.
Atualmente o sedã de luxo está em fase de desenvolvimento e poderá contar com uma bateria com capacidade de mais de 100 kWH, o que garantirá autonomia para ao menos 500 quilômetros. As configurações de motor e bateria provavelmente serão as mesmas do BMWi7, com opções de tração traseira ou integral (4x4).
Sua arquitetura com base em estrutura de alumínio segue o estilo retrofuturista do 103EX de 2016. O Silent Shadow brigará por seu espaço no mercado com outros elétricos de luxo que estão por vir, como o primeiro elétrico da Bentley.