Hommes

Tesouro Selic ou CDI? Descubra onde vale a pena investir

O empresário Henrique Miguel responde a pergunta e esclarece onde é melhor investir. Confira!

Tesouro Selic
Tesouro Selic

Uma dúvida comum entre os iniciantes no mundo das finanças é escolher entre colocar o dinheiro no Tesouro Selic ou conta digital 100% CDI. Isso acontece porque os dois investimentos têm características e funções parecidas, segundo o empresário Henrique Miguel. 
 
“Ambas as aplicações são seguras e feitas para movimentações de rotina, por exemplo, para a reserva de emergência. Como o próprio nome indica, é uma quantia considerável que precisa estar disponível de forma fácil, para ser utilizada em momentos inesperados, como acidentes, problemas de saúde, demissões de emprego ou outra situação que possa comprometer sua saúde financeira e precise de pagamento imediato ou em curto prazo. O objetivo é oferecer mais tranquilidade no futuro. Afinal, imprevistos sempre podem acontecer”, explica. Na prática, o ideal é que esse fundo emergencial seja capaz de cobrir de seis meses a um ano de despesas.

Para entender a diferença entre as duas alternativas, Henrique traz mais detalhes sobre cada modalidade. Assim, fica mais fácil de compreender qual será a mais indicada para a sua saúde financeira:

Tesouro Selic
Foto: Unsplash
Tesouro Selic
Foto: Unsplash

Tesouro Selic

É um programa criado pelo Tesouro Nacional para investir em títulos públicos, ou seja, você está emprestando dinheiro ao governo em troca de uma rentabilidade. “Seu rendimento está atrelado à taxa Selic com rendimentos diários. Você só terá custo de investimentos em aportes superiores a 10 mil reais, o equivalente a 0,25% por ano.”
 
Além disso, o Tesouro Selic rende o equivalente à Taxa Selic (que varia conforme a taxa de juros aumenta ou diminui) e mais uma parte prefixada. “Sua liquidez, ou seja, a capacidade de recuperar seu dinheiro rapidamente, é em D+1. Isso quer dizer que, quando você pede pelo resgate, o dinheiro cai na sua conta no dia seguinte”, afirma o profissional. Vale lembrar que o investimento mínimo é de cerca de 100 reais, valor relativamente acessível para a população em geral. 

Tesouro Selic
Foto: Unsplash
Tesouro Selic
Foto: Unsplash

Conta digital 100% CDI

Existe uma taxa derivada da Selic que se chama Certificado de Depósito Interbancário (CDI), que é utilizada com frequência em contas digitais que garantem rentabilidade. “É um certificado de depósito bancário de renda fixa, onde os bancos emprestam dinheiro entre eles para positivar seu caixa no final do dia”, destaca.
 
A grande vantagem é que todo o dinheiro depositado lá fica rendendo na própria conta. A rentabilidade do investimento está ligada ao valor anual de resultado obtido e suas taxas são definidas de acordo com a instituição escolhida. Uma das mais famosas é a Nubank, assim como o PicPay, PagBank, MercadoPago e outras contas de pagamentos.
 
“Não há um mínimo para investir e você pode usar o dinheiro a qualquer momento. Por isso, é ótima para movimentações do cotidiano, como pagamentos e transferências entre contas”, acrescenta.

Tesouro Selic

Qual é a melhor?

Mesmo tendo uma estreita relação, algumas diferenças explicam o motivo para indicar a CDI, e não a Selic, como referência em investimentos. O empresário reflete:
 
“O CDI tende a ser mais eficiente e confiável do que a Selic, já que representa o que realmente acontece no mercado. Mas não há uma escolha ruim, e sim aquela que se adapta melhor à sua necessidade”, completa.

Tesouro Selic
Foto: Unsplash
Tesouro Selic
Foto: Unsplash

Tags

Posts recomendados