Piano gigante? Conheça o moderno e sustentável iate Fibonacci
A empresa americana Icona Design, responsável pela projeto, descreve as linhas da embarcação elétrica Fibonacci como uma reminiscência de um piano. Nomeado em homenagem ao matemático medieval que descobriu que as geometrias da natureza são baseadas em sequências de números, o conceito marca a estreia do estúdio de design automotivo no mundo dos iates.
"Queríamos aplicar mais uma vez uma visão futurista do transporte, mas desta vez na água. A experiência náutica de amanhã não será mais apenas para alguns aficionados - com a evolução tecnológica e a sustentabilidade oferecidas agora, os barcos devem ser projetados de maneira diferente para abraçar um espectro mais amplo de pessoas e usos", disse Samuel Chuffart, vice presidente do Icona Design.
Com base nas novas tecnologias, a Icona desenvolveu a Fibonacci juntamente com a Hydrotec, uma empresa italiana de arquitetos navais; Terra Modena Mechatronic, empresa iniciante que projeta e produz sistemas de propulsão elétrica para uso marítimo; e ASG Power, uma empresa elétrica suíça. O projeto que eles criaram pode ser adaptado para diferentes formas de iates e seus mais diversos usos.
A comparação com um piano se dá devido sua capota rígida que se ergue como a tampa de um piano de cauda para expor o deck. O convés principal oferece vistas deslumbrantes do oceano e no interior existem duas cabines de hóspedes. Claramente, o Fibonacci não é um navio para travessias oceânicas ou mesmo para cruzeiros prolongados. Em vez disso, foi concebido como um barco para se divertir na água. É diretamente voltado para uma nova e mais jovem geração de proprietários, em vez de iates tradicionais.
"Tinha que ser dinâmico, fácil de usar, sustentável, não agressivo e acolhedor, que não são características típicas de barcos convencionais. Eu pude ver os Fibonacci como parte de uma frota de iates que você pode alugar para o fim de semana com amigos ou familiares’’, afirmou o vice presidente da empresa.