Hommes

Viagens espaciais podem se tornar impossíveis em breve

A agencia espacial americana estimou recentemente que existe mais de 100 milhões de fragmentos perdidos no espaço de lixo

Viagens espaciais
Viagens espaciais

A agencia espacial americana estimou recentemente que existe mais de 100 milhões de fragmentos perdidos no espaço de lixo com mais de um milímetro de diâmetro e em diferentes alturas. O lixo espacial vem despertando atenção entre cientistas e astrofísicos, que temem pelo aumento exponencial desse número por conta dos diversos satélites de empresas privadas que serão lançados nos próximos anos no espaço. Só a Starlink, do bilionário Elon Musk, já recebeu autorização do governo dos EUA para lançar 42 mil satélites em órbita. 

No dia 15 de novembro, os sete moradores da Estação Espacial Internacional foram acordados e iniciaram um protocolo de segurança solicitado pela Nasa que detectou uma nuvem de lixo que iria passar perto da Estação e colocaria os tripulantes em risco.

 
 

A questão precisa ser solucionada, já que alguns estudiosos acreditam que os humanos se tornarão vítimas da própria armadilha: os detritos ao redor do planeta serão tantos que não será seguro realizar missões espaciais. Ou seja, em sua ânsia por explorar o universo, a humanidade pode se enclausurar na Terra.

 

Tags

Posts recomendados