Elsa Peretti: clássicos da designer viram anéis
As versões de Bone e Split comemoram os 50 anos da chegada de Elsa Peretti na Tiffany & Co.
Elsa Peretti gostava de objetos para vestir que pudessem ser colocados em uma mesa como itens de arte e, para ela, estilo tinha a ver com simplicidade. Juntando esses dois aspectos fica mais fácil entender o processo criativo que resultou em uma série de joias atemporais inspiradas na natureza e no próprio ser humano. Foi assim que surgiu o icônico bracelete Bone, uma de suas primeiras criações e, também sua versão Split. Como parte da comemoração do 50º aniversário da chegada da designer na joalheria, a Tiffany & Co. transformou essas duas peças em anéis.
Com os novos designs de Split e Bone, a joalheria fortalece o uso do ouro amarelo 18k. O anel Split é esculpido para se adaptar a qualquer dedo – a divisão pode ficar voltada para cima ou para baixo –, já o anel Bone pode ser usado no dedo ou na junta. A proposta é que ambos sejam uma homenagem ao espírito pioneiro de Elsa, que se interessava pela mecânica e pela sensação. “Toda peça de joalheria deve ser cativante e confortável de usar", dizia ela.
Criado em 1970, o bracelete Bone é inspirado em um osso humano que ele encontrou ainda criança em uma cripta de capuchinhos do século 17, em Roma. Quatro anos mais tarde, a designer estreava na Tiffany & Co. e essa peça logo virou sucesso absoluto.
Elsa nasceu em Florença, foi educada em Roma e na Suíça. Começou a trabalhar aos 21 anos como professora de francês e instrutora de esqui, antes de retornar a Roma para se formar em design de interiores. A experiência como modelo veio em 1966, em Barcelona, mas foi em Nova York que tudo aconteceu. Virou musa de Halston e fez seus primeiros itens de joalheria em 1969, junto com a coleção de Giorgio di Sant Angelo, um grande amigo.